PARQUE ECOLÓGICO COMEMORA 36 ANOS PDF Imprimir E-mail
O presente de 36 anos de existência do Parque Ecológico de São Carlos veio em forma de nascimento do 20º Mico Leão Dourado, espécie ameaçada da Mata Atlântica, e que aqui se reproduz com regularidade.

O Parque Ecológico local mantém três das quatro espécies de micos leões, o “Dourado”, que se reproduziu recentemente, além do “Cara Dourada”, natural do sul da Bahia e o “Preto”, um dos primatas mais ameaçados do planeta, que também já se reproduziu em São Carlos.

Os micos leões dourados do Parque Ecológico fazem parte de um amplo programa internacional para a conservação dessa espécie, envolvendo dezenas de instituições. De acordo com o biólogo Fernando Magnani, o programa determina os locais que podem receber esses animais, suas transferências e acasalamentos, como forma de manejar o grupo todo ao redor do mundo com um único objetivo: a conservação.

Pesquisas recentes revelam que devido a ações integradas de muitas instituições, em especial dos jardins zoológicos, como o de São Carlos, espalhados pelo Brasil e pelo mundo, os micos dourados estão saindo da grave situação de ameaça que se encontravam em um passado não tão distante.
Outros filhotes também nasceram nos últimos dias no parque em São Carlos, como o Sagüi Negro de Mãos Douradas e Sagüi Pigmeu da Amazônia, Queixadas (porco selvagem nativo do Brasil) e Mutuns de Penacho.

O PARQUE - Fundado em 1976, o Parque Ecológico de São Carlos tem uma das mais interessantes histórias de zoológicos do Brasil. A área foi uma fazenda que depois se transformou em área pública com a captação de água do Espraiado, fundada no início do século passado. Ainda em bom funcionamento, o local foi piscina pública, abrigou um estande de tiro do Tiro de Guerra e, posteriormente, sediou uma fundação que deu os primeiros passos para a instalação do Parque Ecológico ainda na década de 70. O Parque está aberto para visitação pública de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30 e domingo e feriados, das 8h às 17h30. A entrada é gratuita.

Outras informações sobre o Parque Ecológico de São Carlos podem ser obtidas pelo e-mail pesc@pesc.org.br ou pelo telefone (16) 3361- 4456.



(14/09/2012)


Compartilhe essa informação