FEIRA DO LIVRO ACONTECE ATÉ DOMINGO EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

A 1ª Feira do Livro “Caminhos da Leitura”, aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira (18), na Praça Coronel Salles, tem como proposta oferecer livros a preços populares com o objetivo de incentivar a leitura.

 

O evento contou com a presença do prefeito Oswaldo Barba, da primeira-dama Cidinha Duarte, do deputado federal e responsável pela vinda da Feira para São Carlos, Newton Lima, da secretária municipal de Educação, Lourdes Moraes, do representante da Infinito Cultural e produtor executivo da Feira, Ricardo Martins, dos vereadores Robertinho Mori e Laide das Graças Simões, e da representante dos Correios, Madalena Regina de Aguiar Rodrigues, que representou o gerente da agência central de São Carlos, Luis Muniz dos Santos.

 

A Feira do Livro, que acontece até domingo (21), das 9h às 19h, na Praça Coronel Salles, com entrada gratuita, e integra a programação da 8ª Edição da Estação Leitura, é uma promoção da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Sistema Integrado de Bibliotecas de São Carlos (SIBI), e Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL).

 

O evento foi aberto com a apresentação do Coral Doces Flautistas, em seguida teve contação de histórias “O Menino Mágico” com Wendy Palo, e oficina de Origami com Sandra Kaibara.

 

Durante os quatro dias a Feira do Livro terá uma programação cultural bastante diversificada com pátio de livros, cine livro e contação de histórias. A caravana de escritores, que estava programada para acontecer durante o evento, foi adiada para o mês de novembro.

 

A programação completa da 1ª Feira do Livro “Caminhos da Leitura” e da 8ª Edição da Estação Leitura está disponível no site da Prefeitura no www.saocarlos.sp.gov.br.

 

Ricardo Martins, produtor executivo da Feira, parabenizou a iniciativa da Prefeitura na conquista da realização do evento que passará por 30 cidades em todo o Brasil.

 

“São Carlos é uma cidade privilegiada, que tem muitas bibliotecas e uma oferta muito grande de livros para a comunidade. Nós teremos aqui cerca de 120 mil títulos de 8 editoras, e o mais importante, a preços populares”, revelou Martins.

Para a secretária municipal de Educação, Lourdes Moraes, a Feira do Livro e a 8ª Edição da Estação Leitura, aproximam a população por meio do incentivo à leitura e formam novos leitores.

“Não há educação sem leitura. Por isso, nossa cidade hoje é referência nacional com suas 17 bibliotecas públicas, trabalho que começou em 2001 e que tem que ser comemorado”, finalizou Lourdes.

 

Responsável pela vinda da Feira, o deputado federal Newton Lima agradeceu o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, e a ex-ministra da Cultura, Ana de Holanda, que ajudaram a colocar São Carlos no roteiro do “Caminhos da Leitura”.

 

“Ser a quinta cidade do país em número de bibliotecas públicas é algo extraordinário que tem que ser comemorado. A leitura tem uma importância muito grande na vida das pessoas, principalmente das crianças, por isso, o trabalho de multiplicar as bibliotecas em São Carlos nestes últimos 12 anos foi bem sucedido, colocando a cidade numa posição de destaque”, completou Newton.

 

Ao mencionar os investimentos em educação, área que teve prioridade em seu governo, o prefeito Oswaldo Barba agradeceu o trabalho dos professores e bibliotecários, profissionais que se dedicam a arte de ensinar e incentivar as crianças ao hábito da leitura.

 

“Nós temos vários projetos nesta área como o Pé de Livro, o Viagem na Leitura, o Barganha Book, todos objetivando o acesso ao livro e o incentivo à leitura. São Carlos é uma cidade privilegiada, pois temos 3,8 livros por habitante, bem acima da média nacional que é de 2,5 livros por habitante”, concluiu Barba.


(18/10/2012)



Compartilhe essa informação