ALUNOS DO CURSO DE ARQUITETURA DA USP VISITAM A UPA PDF Imprimir E-mail
Um grupo de cerca de 40 alunos do curso de Arquitetura da USP, em São Carlos, visitou nesta quinta-feira (18), pela manhã, a estrutura da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Prado.

A visita foi motivada pelo fato de que a UPA possui uma estrutura diferenciada e ampla, projetada de acordo com a Portaria 1.171 do Ministério da Saúde.

Os alunos, que estavam acompanhados de professores do curso, foram recebidos pela chefe de Divisão de UPAs, Regiane Figueira e Marcelo Roger Fonseca, supervisor da Unidade.

Inaugurada pelo prefeito Oswaldo Barba em 4 de dezembro de 2010, a UPA da Vila Prado recebeu investimentos de R$ 2,03 milhões para sua instalação. A unidade conta com equipamentos como ecocardiograma computadorizado, raio-x, desfibrilador e monitor fetal, além de laboratório, e farmácia. A UPA atende casos de urgência e emergência com classificação de risco e atendimento intermediário entre as demais unidades, dentre elas o próprio Hospital-Escola e a Santa Casa.

Para a chefe de Divisão de UPAs, é muito importante que os alunos conheçam a estrutura da unidade. “É de extrema importância que os alunos conheçam as unidades hospitalares e as necessidades das equipes que trabalham 24 horas por dia. Por realizarem diferentes atividades que atendem a uma demanda em média de 500 usuários por dia, o espaço deve ser planejado de acordo com os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde) e suas portarias ministeriais, visando um ambiente acolhedor e humanizado”, destacou Regiane Figueira.


(18/10/2012)


Compartilhe essa informação