ATLÉTICAS APRESENTAM O PROJETO PARA A REALIZAÇÃO DA 33ª TUSCA PDF Imprimir E-mail

Representantes da Prefeitura de São Carlos, das Atléticas da USP e UFSCar, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros se reuniram, na tarde de sexta-feira (19), na sala dos ex-prefeitos “Antônio Massei”, no Paço Municipal, para discutir os detalhes da realização da 33ª Tusca (Taça Universitária de São Carlos), que deve acontecer entre os dias 1º e 4 de novembro.

 

Os estudantes reafirmaram o compromisso de não realizar o “Corso” durante os dias dos jogos universitários. A organização do evento estuda promover uma micareta, em circuito fechado, na região do Distrito Industrial “Miguel Abdelnur”, que será objeto de estudos e aprovação da Prefeitura e dos órgãos de segurança. A entrada será permitida apenas aos que comprarem os ingressos. Essa festa deve reunir 15 mil pessoas, de acordo com estimativas das atléticas. “O local exato da micareta está em estudo e deve ser divulgado na próxima semana”, informou o secretário de Planejamento e Gestão, Rosoé Donato. Outro ponto discutido na reunião, segundo Rosoé, é a venda de bebidas alcoólicas, que deve ocorrer num raio de 200 metros de distância das áreas esportivas.

 

De acordo com Humberto Mariano de Carvalho, da Atlética da UFSCar, o foco da Tusca é a disputa esportiva. A Taça reunirá 2 mil atletas disputando 19 modalidades. Além da USP e UFSCar outras quatro universidades devem participar dos jogos.

 

Nos dias 30 e 31 de outubro, os atletas vão apresentar as modalidades rugby e beisebol aos alunos da Rede Pública Municipal, com o sorteio de bolas oficiais das modalidades. As escolas que participarão dessa atividade serão definidas na próxima semana.

 

A micareta deve acontecer na quinta-feira, 1º de novembro. A equipe de apoio ao trio elétrico e a segurança da festa contarão com 200 componentes, que se juntarão à equipe composta por seis técnicos de enfermagem, dois fisioterapeutas, dois condutores-resgatistas e dois médicos. Haverá ainda duas ambulâncias com suporte de UTI à disposição dos participantes.

Uma equipe de limpeza particular, contratada pela organização da Tusca, cuidará da limpeza do Distrito Industrial. Os recicláveis serão encaminhados ao projeto USP Recicla.

 

Na sexta-feira (2), acontece a abertura oficial dos jogos da Tusca. À noite haverá festa de integração dos participantes da Taça. Os jogos e as festas prosseguem no sábado (3). “Vale lembrar que durante as festas haverá monitoramento acústico com o objetivo de respeitar as normas técnicas e as leis municipais”, afirmou Humberto.

 

As finais das modalidades acontecem no domingo (4), no Ginásio Milton Olaio Filho. Em todas as praças esportivas haverá uma empresa de serviços de primeiros-socorros e uma equipe que cuidará da limpeza dos locais. “A Tusca é uma competição poliesportiva que ocorre há mais de 30 anos. O nosso foco são os jogos universitários”, ressaltou o representante da Atlética da UFSCar.

 

Sobre a segurança da Tusca, o comandante interino da 1ª Companhia do 38º Batalhão da Polícia Militar (PM), tenente Rodrigo Della Nina, informou que a PM utilizará os etilômetros (bafômetros) na saída das festas com o objetivo de evitar que estudantes conduzam veículos sob o efeito de bebidas alcoólicas. “Não vamos permitir a quebra da ordem pública. Se também houver movimentação de estudantes para realizar o Corso, ou seja, se não cumprirem o acordo, a polícia vai coibir essa ação”, explica.

 

 

(19/10/2012)


Compartilhe essa informação