PROCON DÁ DICAS SOBRE COMPRAS PELA INTERNET Imprimir

O comércio eletrônico no Brasil espera faturar R$ 22,5 bilhões em 2012, um crescimento de 20% em relação ao ano passado, projeta a consultoria E - bit, que é especializada em informações do setor. De acordo com a consultoria, o país tem 37,6 milhões de consumidores de comércio eletrônico.

 

Para o Procon de São Carlos, a internet introduziu na rotina das pessoas a possibilidade de contratar serviços e fazer compras sem sair de casa. Usufruir dessas facilidades, porém, requer alguns cuidados para evitar fraudes, golpes, uso indevido dos dados pessoais, dentre outros problemas, que podem aumentar com as compras do final do ano.

 

A diretora de Defesa do Consumidor, Juliana Rossi Carmona, alerta que antes de fechar uma compra, o consumidor deve desconfiar dos preços abaixo da média do mercado. “O consumidor deve redobrar a atenção sobre sites que exigem depósito em conta corrente de pessoas físicas ou depósitos em caderneta de poupança”, salienta.

 

Para evitar transtornos o Procon sugere que o consumidor verifique no site registro.br, os dados da empresa, tais como, razão social, endereço, CNPJ. Se o domínio for .com ou .net, cheque onde o site está hospedado por meio dos seguintes sites: whois.domaintools.com, who.is, whois.com. “Se o site estiver hospedado fora do Brasil, o consumidor deve ficar atento para não ser vítima de um golpe”, recomenda.

 

Segundo Juliana, consultar as redes sociais para verificar se existem registros de reclamações, verificar o endereço físico da empresa, telefones, e-mails e quais os procedimentos para reclamação, devolução e garantias são outras dicas do Procon. “É importante que o consumidor guarde todos os dados das compras como o nome do site, os itens adquiridos, os valores pagos e número do protocolo da compra ou pedido. Outra dica essencial é: sempre exija a nota fiscal da compra”, encerra.

 

O Procon São Carlos se coloca a disposição da população para informações. O órgão de defesa do consumidor fica na avenida São Carlos, 1.800, no centro. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

 

(22/10/2012)



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