BARBA VISITA OBRAS DO NOVO ATERRO SANITÁRIO PDF Imprimir E-mail

O prefeito Oswaldo Barba, acompanhado do secretário de Serviços Públicos, Nivaldo Sigoli e de representantes da empresa São Carlos Ambiental, visitou nesta quinta-feira (1º), as obras de implantação do novo aterro de São Carlos.

 

As obras puderam ser iniciadas na última semana após o novo aterro sanitário receber Licença de Instalação da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que estava em análise desde o dia 14 de março de 2012.

 

“Esta licença continha diversas exigências, as quais foram integralmente cumpridas pela Prefeitura e também foi elaborado o Projeto Executivo pela empresa São Carlos Ambiental. Após 7 meses de avaliação, a Cetesb emitiu a Licença de Instalação número 73000070”,   ressaltou o prefeito Oswaldo Barba.

 

As obras de implantação do novo aterro tem previsão de quatro meses para execução de terraplanagem, compactação do solo, implantação da manta, da balança, entre outras estruturas da Central de Tratamento de Resíduos da cidade.

 

Nivaldo Sigoli, secretário de Serviços Públicos, que acompanhou todo o processo junto a Cetesb, explicou que o licenciamento ambiental de um aterro sanitário é composto por três etapas, Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO). “A Licença de Instalação, por exemplo, permite que as obras para a implantação do empreendimento sejam iniciadas, comprovando que o projeto executivo cumpriu o exigido para a viabilidade ambiental”.

 

Antigo aterro – O fato da análise dos estudos para o licenciamento do novo aterro ter se estendido durante um período longo, o aterro sanitário em operação esgotou sua capacidade em dezembro de 2011, e desde então, visando dar a destinação ambientalmente adequada para os resíduos sólidos de São Carlos, e em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a cidade transbordou os resíduos para um aterro privado em Guatapará. O transbordo, em um contexto global, pode apresentar um impacto ambiental e sanitário maior do que o econômico, se comparado com a destinação final de resíduos em aterros locais.

(01/11/2012)



Compartilhe essa informação