PRONATEC QUALIFICA MAIS DE 300 PESSOAS NO SEGUNDO SEMESTRE PDF Imprimir E-mail

O prefeito Oswaldo Barba participou na tarde de terça-feira (11) da formatura de 338 estudantes que participaram dos cursos de qualificação do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), uma iniciativa do Governo Federal, por meio do programa Brasil Sem Miséria, inclusão produtiva urbana, que visa ampliar a oferta de vagas na educação profissional brasileira e melhorar as condições de inserção no mercado de trabalho.

 

O público-alvo dos cursos é composto por famílias inclusas no plano Brasil Sem Miséria, pessoas com deficiência, jovens egressos do serviço de convivência, egressos do sistema socioeducativo, população em situação de rua, egressos do sistema penal e mulheres vítimas de violência. “O programa é 100% custeado pelo Governo Federal. Cabe à Prefeitura de São Carlos encaminhar o público atendido pelos programas socioassistenciais”, informa a secretária de Cidadania e Assistência Social, Regina Granja.

 

Os cursos do Pronatec contam com as parcerias do Senai e Senac. No Senai foram oferecidos os cursos de auxiliar administrativo, pedreiro de revestimentos em argamassa, pedreiro de alvenaria, pintor de obras, soldador no processo eletrodo revestido: aço carbono e aço baixa liga, soldador oxiacetilênico, eletricista de automóveis, almoxarife, instalador de sistema eletrônico e de segurança, desenhista mecânico, ajustador mecânico e torneiro mecânico. O Senac realizou os cursos de cuidador de idosos, cuidador infantil, jardineiro e recepcionista. “Para o Senai foi uma enorme satisfação participar de programas de qualificação profissional, que buscam oferecer novos horizontes para quem já trabalha e oportunidades de um bom emprego àqueles que pretendem ingressar no mercado de trabalho”, explica o diretor do Senai São Carlos, Márcio Vieira Marinho.

O vereador Lineu Navarro, que representou a Câmara de São Carlos, sublinhou a preocupação da atual administração em qualificar pessoas para o mercado de trabalho. “São Carlos vive um momento importante de crescimento econômico e o prefeito Oswaldo Barba se empenhou em oferecer oportunidades para que o cidadão buscasse o conhecimento”.

 

A formanda do curso de recepcionista do Senac, Vanessa Santos Vieira, discursou em nome dos estudantes que passaram pela instituição de ensino. “O curso estimulou quem, há muito tempo, estava sem estudar. Hoje, tenho como objetivo estudar em uma universidade”, pontua.

 

O prefeito Oswaldo Barba disse que São Carlos realiza pela segunda vez os cursos do Pronatec, que já formou mais de 600 alunos. “Uma das marcas da nossa administração foi a ampliação das chances de formação profissional e atingimos essa meta com um mais de 20 mil pessoas qualificadas, o que traz orgulho para qualquer administrador público”, conclui.

 

A cerimônia de formatura dos cursos do Pronatec contou também com a participação da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte e da técnica em Desenvolvimento Profissional do Senac, Márcia Cristina Fragelli.

 

 

(12/12/2012)



Compartilhe essa informação