PREFEITURA ENTREGA NOVA DA GALERIA DOS PREFEITOS PDF Imprimir E-mail

A Galeria dos Prefeitos “Antônio Massei” foi reformulada pela Fundação Pró-Memória, com a intronização de quatro personalidades políticas que contribuíram ao desenvolvimento de São Carlos. A galeria recebeu as fotografias dos prefeitos Luiz Botelho de Abreu Sampaio (01/07/1947 a 31/12/1947 – nomeado pelo governador Ademar de Barros), Leôncio Zambel (20/02/1951 a 31/12/1951 – eleito pela Câmara Municipal, uma vez que, neste período, não existia a figura do vice-prefeito), Newton Lima Neto (01/01/2001 a 31/12/2008 – eleito e reeleito pelo voto popular), Oswaldo Baptista Duarte Filho (Barba), que encerra o mandato em 31 de dezembro de 2012.

 

A Galeria dos Prefeitos “Antônio Massei” foi inaugurada em 6 de maio de 2008 pelo prefeito Newton Lima. O espaço homenageava, até então, doze ex-prefeitos que deram sua parcela de contribuição para a administração do município ao longo dos seus 150 anos, além de levar o nome do político que esteve à frente da administração municipal por três mandatos.

 

“A Galeria dos Prefeitos representa uma atitude de respeito a todos que estiveram à frente do Executivo Municipal a partir do momento em que se estabeleceu o voto direto no país”, destaca a diretora-presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo.

 

Afrânio Roberto Zambel, filho de Leôncio Zambel, compareceu à cerimônia. Ele ressaltou que, apesar do pouco tempo em que o pai foi prefeito (10 meses), contribuiu para o desenvolvimento da cidade, sempre com a ajuda da população. “Foram através das gestões do meu pai junto ao governo de São Paulo, que a cidade conquistou o primeiro caminhão do Corpo de Bombeiros”, afirmou.

 

O deputado federal Newton Lima, que administrou o município por 8 anos, foi quem idealizou a criação da Galeria dos Prefeitos por conta da comemoração dos 150 de São Carlos. “É uma forma de reverenciarmos, no Edifício Sesquicentenário, a memória daqueles que tanto contribuíram para que São Carlos pudesse chegar aos seus 155 anos com a pujança da cidade que hoje é um marco na história dos municípios brasileiros”, enalteceu.

 

O prefeito Oswaldo Barba lembrou as conquistas de São Carlos em que ele teve efetiva participação – oito anos como reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e quatro anos como prefeito. “Ao longo dos 155 anos, a cidade cresceu, se desenvolveu e ganhou projeção nacional e internacional, com a contribuição desses homens que administraram a cidade. De minha parte, fico feliz por participar dessa história e compartilhar com a população os excelentes índices de desenvolvimento, que conquistamos no período em que estivemos à frente da Prefeitura”, salientou Barba.

 

 

(18/12/2012)


Compartilhe essa informação