» SERVIDORES ESCOLHEM NOVOS INTEGRANTES DA CIPA PDF Imprimir E-mail

Desde segunda, dia 20, cerca de 3.200 servidores da Prefeitura estão tendo o direito de escolher a composição dos próximos membros da Comissão Interna de Prevenção aos Acidentes (CIPA). Até esta, dia 24, uma urna inviolável passará por todas as secretarias, onde o servidor assina uma lista e o seu voto é secreto. A posse dos novos integrantes está prevista para o início de dezembro e o mandato vale pelo período de um ano. Pelo estatuto, a Prefeitura indica 8 pessoas e outras 8 são eleitas pelos funcionários municipais.

A comissão é formada por 8 titulares tendo mais 8 suplentes, sendo 4 de cada indicação. O presidente e o vice são indicados pela própria comissão eleita. “Esta eleição é extremamente importante, pois as atividades desenvolvidas pela CIPA contribuem bastante para a melhoria da segurança de nossa rotina diária de trabalho”, destaca o secretário municipal de Administração Pessoal, Roberto Menezes.

O principal objetivo da CIPA é prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, através de cursos, seminários, palestra e atividades lúdicas. Esta comissão abordará as relações entre o homem e o trabalho, buscando uma constante melhoria nas condições de segurança da Prefeitura. Em maio deste ano, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) programou uma série de atividades e eventos focando a qualidade de vida do servidor público municipal. A principal novidade foi a organização da I Feira Qualidade de Vida, que englobou uma variedade de serviços gratuitos, como atividades de lazer, salas de beleza, massagem terapêutica, cabeleireiros, programas preventivos à saúde e orientações gerais.

Ao tomarem posse, os integrantes eleitos terão que elaborar um plano de metas definindo objetivos, cronogramas e execução das estratégias. A Prefeitura garante o tempo necessário para que este projeto seja elaborado e devidamente monitorado. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), acidentes e doenças relacionados ao trabalho matam mais de 2 milhões de pessoas ao ano e crescem nos países em desenvolvimento.

A OIT estima que 4% do Produto Nacional Bruto (PNB) mundial é perdido anualmente, em decorrência dos acidentes e indenizações trabalhistas. “Em muitas empresas ou órgãos públicos, a CIPA é tratada como obrigação ou favor, mas o prefeito Newton Lima faz questão de oferecer todas as condições e investimentos, com o intuito de melhorar a segurança do servidor, melhorando em contrapartida, o atendimento a população”, analisa Menezes.

(22/11/06)