» QUASE MIL SERVIDORES RECEBEM CERTIFICADOS DA EMG PDF Imprimir E-mail



Na quarta, dia 9, no Ginásio do Salesianos São Carlos, a Prefeitura, por meio da Fundação Educacional São Carlos (FESC), entregou certificados para 965 servidores públicos municipais que concluíram um ou mais cursos oferecidos pela Escola Municipal de Governo (EMG) neste primeiro semestre de 2006. Participaram da solenidade de entrega dos certificados o prefeito Newton Lima, a diretora presidente da FESC, Elisabeth Martucci, a coordenadora de ensino da Escola Municipal de Governo, Elisete Pedrazzani, a secretária de Educação e Cultura, Géria Montanari, o secretário de Planejamento, João Pedrazzani, o secretário de Saúde, Dirceu Barbano, a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas da Secretaria de Administração de Pessoal, Ana Ponce, e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Autárquicos (Sindspam), Adail Alves de Toledo.

A solenidade foi aberta por Elisete Pedrazzani, que falou do trabalho que vem sendo desenvolvido junto ao funcionalismo. “Somente nesse primeiro semestre já oferecemos 33 cursos e 1.735 vagas, o que demonstra que a Escola está cumprindo o seu papel, que é o de desenvolver diferentes processos de aprendizagem dirigidos à formação e ao aperfeiçoamento dos conhecimentos dos servidores públicos municipais. Outro número que chamou nossa atenção foi quanto ao aproveitamento: 1.219 alunos de 1.498 que iniciaram algum curso ficaram até o final. Hoje estamos entregando somente 965 certificados porque alguns cursos foram certificados pelas instituições parceiras”, explicou a coordenadora.

Elisabeth Martucci lembrou que de 2001 a 2004 foram ministrados na Fundação 53 cursos pelo programa “Educação Continuada de Servidores Públicos Municipais” e que com a criação da Escola Municipal de Governo, em maio de 2005, esse trabalho cresceu muito. “Desde a criação da EMG já oferecemos 89 cursos em diversas áreas. Estamos oferecendo cursos para funcionários recém-contratados, motoristas, merendeiras, professores, enfermeiros, diretores, enfim nas mais diversas áreas. E a nossa intenção é estar sempre abrindo novas vagas e oferecendo diferentes cursos para o funcionalismo público de São Carlos”.

Para o prefeito, a criação da EMG veio para reparar um erro histórico das administrações anteriores, quando não havia uma preocupação com a qualificação permanente dos servidores públicos municipais. “Não é possível prestar bons serviços à população se nós não tivermos uma permanente atualização dos conhecimentos e dos procedimentos administrativos que nossos servidores têm que ter para poder melhor atender nossa população. E nossa meta vem sendo cumprida, pois já atendemos mais de 3.500 servidores em pouco mais de um ano de funcionamento da Escola de Governo. Com a parceria que firmamos agora com o governo federal, através da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), com certeza vamos intensificar ainda mais esse trabalho”, afirmou Newton Lima.

O presidente do Sindspam agradeceu à Prefeitura pela preocupação que está tendo com a capacitação dos funcionários. “Era uma das nossas reivindicações, que começou a ser atendida em 2001, e com a criação da Escola Municipal de Governo foi complementada. Os cursos são excelentes para que os funcionários façam uma reciclagem, aperfeiçoem seus conhecimentos e, com isso, se valorizem”.

Receberam certificados os servidores que participaram dos cursos de Atendimento ao Público, Informática Básica Linux, Informática Windows e Internet, Informática II, Revisão da Língua Portuguesa, Oficina de Acolhimento ao Servidor, Capacitação de Educadores Sociais, Oficina para Farmacêuticos e Pregoeiros, Ciclo de Oficinas de Atenção à Saúde da Criança, Oficina para Motoristas, Amamentação, Oficinas em Biossegurança – Resíduos Sólidos, Envelhecimento e Demência, Regulação Médica do SAMU, Infecção Perinatal, Formação Inicial para Agentes Comunitários de Saúde, Alimentação Saudável, Horticultura, Gestão de Pessoas na Administração Pública, Repasse de Recursos para o Terceiro Setor, Curso Operacional de Defesa Civil, Educação Física e Deficiência, Projeto Lego, Brincadeira na Educação Infantil, Inclusão Escolar de Alunos com Baixa Visão, Tecnologia Assistiva, Atendimento para Estudantes com Surdez, Atendimento Especializado ao Estudante com Deficiência Mental, Aperfeiçoamento para Professores de Dança, Letra e Vida, Ética no Serviço Público, Avaliação de Níveis Sonoros e Vibração e Didática para Facilitadores de Aprendizagem.

No primeiro semestre deste ano, foram oferecidos 33 cursos com 27 turmas. A programação de cursos para o segundo semestre já foi encaminhada para os servidores juntamente com o último holerite. Inicialmente estão previstos 22 cursos. Na área de melhoria da qualidade de vida estão sendo oferecidos Yoga e Correção Postural no Trabalho. As matrículas já estão abertas e podem ser feitas no campus 1 da FESC, na rua São Sebastião, 2.828, na Vila Nery. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3372-1325 ou 3372-1308.

(10/08/06)