» CAPS-AD PROMOVE CURSO PARA CAPACITAR SERVIDORES PDF Imprimir E-mail


Prédio do CAPS-AD.Profissionais durante o curso.
Teve início nesta quarta, dia 21, na sede do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD), o curso de capacitação das equipes de atendimento do Centro. Estão participando psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e auxiliares administrativos e de enfermagem pelo CAPS-AD, profissionais representantes das secretarias de Cidadania e Assistência Social, Esportes e Lazer, Infância e Juventude, Saúde e Educação e Cultura, além de parceiros como os Conselhos e pessoas ligadas às medidas socioeducativas. O curso se encerra nesta quinta, dia 22, às 12h, na Estação Cultura.

O objetivo é a formação sistemática da equipe com a construção da proposta de um grupo terapêutico multifuncional, por meio da integração de cuidados com didáticas que abordam a qualidade, o planejamento do trabalho e do atendimento, o clima de recepção aos pacientes, a desmedicalização, os encaminhamentos, a pluralidade da demanda e influência sociocomunitária, entre outros.

O atendimento no CAPS-AD é feito durante o dia, de segunda a sexta, das 8h às 18h, com repouso do paciente no local, sem internação, trabalhando a socialização e recuperação, com assistência integral e humanizada em diferentes modalidades e níveis de atenção de acordo com as necessidades de cada usuário. Localizado na rua Major José Inácio, 2.381, o CAPS-AD, por meio do Programa Viva Vida, tem por finalidade prestar atendimento médico, psicológico, psiquiátrico e assistência social a crianças e jovens, de 7 a 17 anos, usuários de álcool e outras drogas, além de dar apoio aos familiares.

Paulo Paes, coordenador do curso, ressalta que para que a equipe funcione com a característica de multifuncionalidade é preciso que ela tenha uma fundamentação teórica e metodológica comum. “A identidade do trabalho integrado vai construir uma sinergia, onde profissionais de diferentes áreas estarão fundamentados na perspectiva teórica e voltados para o atendimento com a otimização do serviço”, disse. Sobre a busca pela qualidade do atendimento, Paes afirma que “os profissionais precisam ter consciência da desmedicalização para subjetivar o atendimento, em que o diagnóstico sempre estará aberto e em exercício. É o inicio do vínculo do paciente com o Centro e com os profissionais".

Para Fátima Piccin, coordenadora do CAPS-AD, o bom atendimento no primeiro contato com o paciente é fundamental para a continuidade do trabalho. “Nós queremos tornar o espaço acolhedor e atrativo ao adolescente, com um bom espaço de escuta para que possa ser criada a relação de vínculo e o adolescente se sinta tranqüilo para expor suas demandas, realizar o tratamento e criar seu projeto de vida”, disse.

Sobre a realização do curso, Fátima diz que a proposta do CAPS-AD é inovadora e a capacitação da equipe se torna necessária porque na medida em que há a ampliação no conhecimento, as diretrizes que conduzem à ação dos atendimentos se tornam mais objetivas e eficazes com diretrizes comuns ao grupo. “A integração com outras secretarias também auxilia o Centro no atendimento das demandas que são complexas, por isso é importante o envolvimento de todas as políticas públicas no atendimento ao adolescente articulando as ações já existentes com o trabalho em rede de atenção”, finalizou.

(21/06/06)