» SERVIDORES DA SAÚDE PARTICIPAM DE OFICINA DE ATUALIZAÇÃO PDF Imprimir E-mail



A Escola Municipal de Governo (EMG) da Prefeitura, coordenada pela Fundação Educacional São Carlos (FESC), realizou na sexta, dia 2, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a “Oficina de Atualização Profissional para Farmacêuticos e Equipes de Trabalho Envolvidas com a Aquisição de Medicação”, que contou com a participação de farmacêuticos e de vários funcionários da área administrativa da rede municipal de saúde. Duas técnicas do Ministério da Saúde repassaram aos participantes as novas normas e as responsabilidades que recaem sobre os municípios, Estados e união quando da aquisição de insumos, que incluem medicamentos e material médico para a área da saúde.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Dirceu Barbano, essa atualização técnica e também jurídica é muito importante. “Estamos discutindo sobre os sistemas e mecanismos de compras, elaboração de editais para aquisição dos produtos e a política de medicamentos do Ministério da Saúde. Por isso fiz questão que, além dos farmacêuticos, também viessem participar o pessoal da área administrativa e jurídica e, é claro, os funcionários da área de compras da secretaria. Sentimos a necessidade dessa atualização porque aqui em São Carlos percebemos que muitas vezes a secretaria assumia uma série de responsabilidades que não era do âmbito municipal”, explicou Barbano.

“Viemos a São Carlos a convite da Secretaria Municipal de Saúde e achamos ótimo poder fazer essa interação e tirar as dúvidas sobre a política de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos programas de assistência farmacêutica disponibilizados pelo Ministério. Também aproveitamos para discutir qual é a responsabilidade do município dentro da ciência farmacêutica”, falou Marta Pinto, farmacêutica do Ministério da Saúde.

Já a técnica do Ministério da Saúde, Eliane Cortez Corrêa, falou sobre o estoque e abastecimento de medicamentos na rede. “A minha função aqui foi falar sobre a compra e distribuição dos medicamentos. Algumas medicações são compradas e distribuídas pelo Ministério; outras, primeiro enviamos para os Estados que por sua vez repassam aos municípios. Outras vezes a União repassa a verba diretamente para o município. Frisamos a competência dos gestores em cada um dos processos”.

(05/06/06)