» SERVIDORES DO SAAE CONQUISTAM PLANO DE CARREIRA PDF Imprimir E-mail

O prefeito Newton Lima sancionou na última quinta, dia 27, o projeto de lei que dispõe sobre a organização administrativa do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e institui o plano de carreira e remuneração da autarquia. Antiga aspiração dos servidores, os trabalhos preliminares desse projeto começaram em dezembro de 2005 com a designação pelo prefeito de uma comissão formada por membros da prefeitura e da autarquia.

Em outubro de 2006, o Sindspam (Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais) elegeu uma comissão distribuída entre todos os níveis hierárquicos e dos vários departamentos, para discutir e participar da elaboração do plano. Após mais de dois anos de trabalho, no início deste mês as comissões finalizaram e aprovaram por consenso sua redação e o projeto foi encaminhado à Câmara Municipal. Na sessão extraordinária, realizada no dia 13 passado, o projeto recebeu algumas emendas e foi aprovado, com apenas um voto contrário, do vereador Azuaite Martins de França.

O Plano de Carreira do SAAE melhora as condições de ascensão profissional, perspectiva de desempenho na carreira e adicional na remuneração por meritocracia e tempo de trabalho. Para isso os servidores passarão por avaliação periódica que mede indicadores de crescimento da capacidade potencial de trabalho. Dentre outros, itens como aproveitamento das oportunidades de treinamento e capacitação, assiduidade, atendimento a usuários, iniciativa, produtividade e eficiência, zelo com materiais, equipamentos e veículos são analisados.

“Sabemos, na moderna gestão de recursos humanos, que além do conhecimento técnico outro grande diferencial é a motivação e o comprometimento com o trabalho. Com servidores mais satisfeitos, a qualidade de vida profissional aumenta e melhores serviços são oferecidos à população. Dentro de nosso princípio democrático, procuramos dar total liberdade às comissões que trabalharam na elaboração do projeto e estivemos sempre prontos para atender dentro do possível suas reivindicações. Essa é uma grande vitória dos servidores do SAAE”, disse o diretor da autarquia Eduardo Cotrim.

(02/01/08)