Canil Municipal PDF Imprimir E-mail
Segundo orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a prática do recolhimento e extermínio de animais apenas agrava a problemática da superpopulação, uma vez que ao remover os animais de pequeno porte das ruas há um aumento na oferta de alimento e espaço, propiciando ainda mais a procriação destes animais. A solução, então, está na conscientização da posse responsável dos animais de companhia, pois se existem animais nas ruas é porque proprietários não se responsabilizaram pelos seus animais de estimação, deixando que crias indesejadas ocorressem ou mesmo abandonaram seu animalzinho à própria sorte. Por isso, diferentemente da maioria dos municípios, São Carlos não sacrifica animais sadios. Criado em 1993, pela Lei Municipal n.º 10.841, o Canil tem por diretriz principal a proteção dos animais de companhia. Desde então, é feito o recolhimento apenas de animais atropelados, doentes, agressivos ou suspeitos de outros agravos. Estes animais são recuperados, castrados e encaminhados para doação. Atualmente, são mantidos em média, 200 cães e 150 gatos no prédio do Canil Municipal de São Carlos.

Além da manutenção dos animais, o Canil tem por missão conscientizar os proprietários da importância dos cuidados básicos de higiene e saúde dos animais, os Deveres e Obrigações de um Proprietário Responsável, assim como os benefícios da esterilização para o animal e para o fim do abandono e dos cães de rua.

A Seção também oferece à população sãocarlense o atendimento clínico ambulatorial a animais de pequeno e grande porte, gratuitamente, de segunda à sexta, das 13:00 às 17:00h. O Canil fica na estrada da Água Fria, s/ número, e para ser atendido basta levar documento de identificação e de residência. Vale lembrar que a seção oferece atendimento gratuito, porém o proprietário deve levar seu animal até o local para a consulta. Por ser um ambulatório, não há serviço de internação.

Mais informações pelo telefone 3374-3239.