ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Imprimir
Programação de execução dos cardápios 2010 e entregas de gêneros perecíveis

Para que possamos garantir com qualidade o serviço de Alimentação Escolar em nosso município, é sempre muito importante a participação da Direção e Vice (quando for o caso), bem como dos profissionais que trabalham com a manipulação, preparo e distribuição da alimentação às alunas e aos alunos, de acordo com as orientações desta Divisão de Alimentação Escolar (DAE). 

Neste ano de 2010, as entregas de perecíveis serão realizadas da seguinte forma:

• Carnes: serão entregues às segundas-feiras pela equipe da DAE;
• Hortifrutigranjeiros: serão entregues às terças-feiras pelo fornecedor, acompanhados pela equipe da DAE, complementados por produtos da agricultura familiar às quartas e sextas-feiras;
• Pães: as entregas serão feitas pelo fornecedor, de acordo com o cardápio, geralmente no dia anterior à sua utilização;
• Leites: as entregas serão feitas pelo fornecedor, de acordo com a necessidade de cada Unidade. A partir da liberação da compra de leite UHT - Ultra High Temperature, ou longa vida, as entregas serão realizadas pela equipe da DAE.


Gêneros Estocáveis

Agrin de Vinho Tinto
Açúcar Cristal
Açúcar Refinado
Alimento Achocolatado em Pó Vitaminado
Amido (500g)
Arroz
Aveia em Flócos Finos (250g)
Biscoito Água e Sal
Biscoito Maisena
Biscoito Recheado Chocolate 
Biscoito Recheado Morango
Biscoito Rosquinha de Leite
Caldo de Carne
Caldo de Galinha
Canjica
Chá Camomila
Chá Mate
Composto Alimentar Vit. em Pó Sabor Morango
Ervilha 200g
Ervilha 2kg
Extrato de Tomate 350g
Extrato de Tomate 4,1kg
Geléia de Morango
Farinha de Mandioca
Farinha de Milho
Farinha de Trigo
Feijão
Fermento em Pó
Flocos de Milho / Cereal Matinal
Flócos de Cereais - 400g (Neston)
Fubá
Gelatina
Geléia de Goiaba
Leite em Pó

Lentilha/Ervilha
Macarrão Concha
Macarrão Padre Nosso
Macarrão Parafuso
Maionese
Margarina Vegetal c/ Sal (500g)
Margarina Vegetal s/ Sal (500g)
Milho Verde 200g
Milho Verde 2kg
Milho Pipoca

Molho de Tomate Refogado 4,1kg 
Óleo de Soja 5 litros
Óleo de Soja 900 ml
Pudim 
Sal Iodado
Sardinha (850g)
Suco Concentrado  Maracujá
Suco Concentrado Uva
Tempero Completo s/ Pimenta
Xarope de Groselha


Entrega de gêneros estocáveis mensal – por região

REGIÃO 01 - ENTREGA DE RELATÓRIO NA ÚLTIMA SEMANA DO MÊS, NA SEGUNDA-FEIRA
ENTREGA/ABASTECIMENTO NA PRIMEIRA SEMANA DO MÊS SEGUINTE

CEMEI Amélia Meirelles Botta

CEMEI Mª Lucia Ap. Marrara

EMEB Angelina D. de Mello

CEMEI Gildeney Carreri

CEMEI Maria Luiza Perez

EMEB Dalila Galli

CEMEI Ida Vinciquerra

CEMEI Vicente P. Rocha Keppe

EE Atillia Prado Margarido

CEMEI José Antunes O. e Souza

CEMEI Walter Blanco

EE Bento da Silva César

CEMEI José Marrara

APAE

EE Conde do Pinhal

CEMEI Juliana Ciarrocchi Peres

CC. Astolpho Luis do Prado

EE. Ludgero Braga

 

Albergue Noturno

 



REGIÃO 02 - ENTREGA DE RELATÓRIO NA PRIMEIRA SEMANA DO MÊS, NA SEGUNDA-FEIRA
ENTREGA/ABASTECIMENTO NA SEGUNDA SEMANA DO MÊS

CEMEI Casa Amarela

CEMEI Mª Consuelo Tolentino

EMEB Artur Natalino Deriggi

CEMEI Casa Azul

CEMEI Octávio de Moura

EMEB Janete Mª Martinelli Lia

CEMEI Casa Rosa

CEMEI Therezinha R. Massei

EE Aracy Leite Pereira Lopes

CEMEI Dário Rodrigues

CEMEI Victorio Rebucci

EE Cidade Aracy

CEMEI João Muniz

CC Estação Jardim Gonzaga

EE Jesuíno de Arruda

CEMEI João Paulo II

Creche Estrela da Manhã

EE Orlando Perez

CEMEI Mª Alice Vaz de Macedo

EMEB Afonso Fioca Vitali - CAIC

EE Péricles Soares

 

EMEB Afonso Fioca Vitali - CAIC IGREJA

EE Prof. Marivaldo Carlos Degan



REGIÃO 02 - ENTREGA DE RELATÓRIO NA PRIMEIRA SEMANA DO MÊS, NA SEGUNDA-FEIRA
ENTREGA/ABASTECIMENTO NA SEGUNDA SEMANA DO MÊS

CEMEI Dionísio da Silva

CC Santa Eudóxia

EE Visconde da Cunha Bueno

CEMEI José de Brito Castro

 

EE Adail Malmegrim Gonçalves

CEMEI Santo Piccin

 

EE Alice Madeira J. Francisco



REGIÃO 03 - ENTREGA DE RELATÓRIO NA SEGUNDA SEMANA DO MÊS, NA SEGUNDA-FEIRA
ENTREGA/ABASTECIMENTO NA TERCEIRA SEMANA DO MÊS

CEMEI Aracy Leite Pereira Lopes

AABB

EMEB Carmine Botta

CEMEI Benedicta Stahl Sodré

Casa Abrigo

EMEB Mª Ermantina C. Tarpani

CEMEI Bruno Panhoca

Campeões do Futuro – SESI 407

EE Antonio Adolfo Lobbe

CEMEI Carmelita Rocha Ramalho

CC Vera Lucia Pilla

EE Arlindo Bitencourt

CEMEI Cecília Rodrigues

Creche Anita Costa

EE Bispo Dom Gastão

CEMEI Dep. Lauro Monteiro da Cruz

Creche Aracy Pereira Lopes

EE Eugenio Franco

CEMEI João Baptista Paino

Creche Divina Providência

EE Elydia Benetti

CEMEI João Jorge Marmorato

Creche Nosso Lar

EE Gabriel Felix do Amaral

CEMEI Osmar Stanley de Martini

COSEAS - USP

EE João Jorge Marmorato

CEMEI Ruth Bloem Souto

SESI 106

EE Maria Ramos

CEMEI Ruth Bloem Souto - CASA

SESI 407

EE Sebastião de Oliveira Rocha



REGIÃO 04 – ENTREGA DE RELATÓRIO NA TERCEIRA  SEMANA DO MÊS, NA SEGUNDA-FEIRA ENTREGA/ABASTECIMENTO NA QUARTA SEMANA DO MÊS

CEMEI Antonio de Lourdes Rondon

Albergue Infantil

EE Álvaro Guião

CEMEI Caminhada com Jesus

ASPE Douradinho

EE Andrelino Vieira

CEMEI Cônego Manoel Tobias

Creche Casa do Caminho

EE Antonio Militão de Lima

CEMEI Dom Ruy Serra

Creche EMES Vila São José

EE Archimedes Carvalho

CEMEI Julien Fauvel

Creche Padre Teixeira

EE Esterina Placco

CEMEI Helena Dornfeld

FESC - EMEB Dalila Galli

EE José Juliano Neto

CEMEI Marli de Fátima ALves

NAI - EE Ludgero Braga

EE Luiz Augusto de Oliveira

CEMEI Monsenhor A. Siqueira

SESI 108

EE Marilene Longhim

CEMEI Pedro Pucci

EMEB Antonio Stella Moruzzi

EE Paulino Carlos

 

EMES Carmelita Rocha Ramalho

UAC - UFSCar


Relatório de Estoque das Unidades (download - arquivo pdf)

Sistema contagem refeições servidas

Dentre as informações que devem ser dadas pela Unidade Escolar a esta Divisão de Alimentação Escolar, está o número de refeições servidas. A única maneira para adequarmos cada vez mais os abastecimentos à necessidade real da Unidade Escolar, é podermos contar com informações seguras e corretas.

Ao visitarmos algumas Unidades conhecemos um sistema para contagem de refeições servidas muito prático e que é em parte, realizado pelas alunas e alunos da Unidade. É este sistema que agora estamos compartilhando com V. Sª. como sugestão para ser implantado em sua Unidade Escolar.

O sistema é composto por fichas coloridas que ficam depositadas em urna (caixinha) na entrada do refeitório. Na hora dos intervalos e almoço (cada refeição pode ser identificada por uma cor de ficha diferente) cada aluna/aluno pega uma ficha e deposita em uma outra urna (caixinha) que fica próxima a bancada onde as merendeiras servem a refeição. Em caso de repetição, a aluna e o aluno pegam uma nova ficha e deposita na outra caixinha. Ao final de cada período as merendeiras contam as fichas que foram depositadas na urna próxima a elas. A contagem pode ser feita ao final de cada refeição, como ao final de um período se as fichas forem de cor diferente, por exemplo: azul para café da manhã/enriquecimento, amarela para lanche intermediário e, vermelha para refeição principal. O importante é manter um número maior de fichas do que o número de alunas e alunos do período.

O Relatório de Refeições Servidas deverá ser entregue toda primeira segunda-feira de cada mês aos entregadores da DAE.

Relatório de Refeições (download - arquivo pdf)

Documentos apoio à manipulação, preparo e distribuição de refeições

1. Cardápios – Os cardápios foram elaborados por nutricionista e atendem a todas as orientações da Resolução CD/FNDE nº 38 de julho de 2009. Estão totalmente equilibrados para garantir o direito a alimentação a cada aluna/aluno. Os cardápios também têm por finalidade auxiliar as profissionais a se programarem, inclusive prevendo o pré-preparo para algumas refeições.
Os cardápios contemplam quatro semanas de fornecimento, quando o mês for de cinco semanas, a quarta semana deverá ser repetida. São basicamente 13 (treze) tipos de cardápios:
1.1 - Cardápio Educação Infantil 0 a 1 ano período integral

1.2 - Cardápio Educação Infantil 1 a 5 anos período integral

1.3 - Cardápio Educação Infantil 3 a 5 anos período parcial

1.4 - Cardápio Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos
Tipo A Tipo B Tipo C Tipo D

1.5 - Cardápio Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos Noturno
Tipo A Tipo B Tipo C Tipo D

1.6 - Cardápio Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos integral

1.7 - Cardápio Projetos Esportivos
Tipo A Tipo B Tipo C

1.8 - Cardápios Projetos Especiais.

Importante: Os cardápios deverão: 1 via – Ficar disponível na sala da direção/professores para consultas; 2 via – Na cozinha fixado em lugar visível às serventes merendeiras e protegido para não sofrer danos; 3 via – Em lugar visível e de acesso ao público. É imprescindível a execução do cardápio na Unidade Escolar.


2. Receituário Padrão – O receituário foi elaborado pela Divisão de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, para orientar as profissionais da alimentação nas porções de alimentos que devem ser servidas para cada aluna/aluno. A ingestão do alimento correto e também as quantidades ideais, seguindo bons hábitos de alimentação, tem um importante papel na produção e manutenção de uma boa saúde. Portanto, a elaboração de um receituário padrão se faz necessária para contribuir com a manutenção da qualidade no processo de preparo dos alimentos nas Unidades Escolares. O Receituário Padrão apresenta todas as receitas do cardápio vigente, de acordo com o tipo de Ensino (Infantil, Fundamental, Médio, EJA (noturno), Projetos, AABB).
As receitas são padronizadas, contendo a quantidade de cada ingrediente necessário para a preparação de 100 porções, assim como o valor nutricional das receitas. Dessa forma, podemos garantir a reprodução da receita por qualquer pessoa e com a mesma qualidade.

Importante: O Receituário Padrão deverá: 1 via – Ficar na cozinha  em lugar visível às serventes merendeiras e ser consultado a cada preparação. O respeito às quantidades definidas é muito importante para o consumo equilibrado de gêneros.


3. Manual de Boas Práticas de Elaboração de Refeições – Preparado pela Divisão de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, estabelece procedimentos adequados para manipulação de alimentos com a finalidade de garantir nas unidades escolares atendidas o fornecimento de refeições balanceadas nutricionalmente, aceitáveis sob o ponto de vista organoléptico e seguras no que diz respeito aos aspectos higiênico-sanitários.
O Manual apresenta uma introdução sobre o tema “Boas Práticas”, e posteriormente os procedimentos foram divididos em três assuntos principais relacionados ao ambiente (instalações e equipamentos em geral), aos manipuladores (merendeiras, serventes merendeiras ou qualquer outra pessoa que tenha contato direto com o alimento) e aos alimentos (desde seu recebimento até a distribuição) tendo por base os requisitos estabelecidos na legislação aplicável aos serviços de alimentação, para garantia das boas práticas de manipulação e preparo dos alimentos, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (RDC nº 216 / 2004, CVS 6/99, CVS 18/08).
O objetivo deste Manual é estabelecer os procedimentos de elaboração, implantação, manutenção, verificação e melhoria das boas práticas, assegurando que os produtos alimentícios: Sejam elaborados sem perigo à saúde pública; Tenham padrões uniformes de identidade e qualidade; Atendam às legislações nacionais sob os aspectos sanitários de qualidade e de integridade econômica.

Importante: O Manual de Boas Práticas deverá ficar: 1 via – Disponível na sala da direção/professores para consultas; 2 via – Na cozinha em local de constante acesso às serventes merendeiras e protegido para não sofrer danos.

Orientações sobre uso de termômetros (download - arquivo pdf)

4. Bunner/Cartaz – O cartaz deverá ficar fixado dentro das cozinhas das Unidades Escolares, em local visível ao público, ele aborda pontos importantes e que devem ser respeitados pelas e pelos manipuladores de alimentos. São requisitos estabelecidos na legislação aplicável aos serviços de alimentação, para garantia das boas práticas de manipulação e preparo dos alimentos, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (RDC nº 216 / 2004, CVS 6/99, CVS 18/08).