Histórico do grupo
O Coral Multicanto, da Prefeitura Municipal de São Carlos, foi criado em 2001, na gestão do Prefeito Newton Lima Neto, e é parte do projeto Canto Coral da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, coordenado e regido pela Professora Luba Dodonova, tem como objetivo incentivar a arte do canto. O Coral Multicanto, com aproximadamente 60 integrantes, apresenta peças em vários idiomas, do erudito ao popular e folclórica, desde Verdi a Ary Barroso, passando por Bach, Mozart, Schubert, Jessé, Tom Jobim, entre outros. Desde sua formação o Multicanto realizou mais de 200 apresentações, em que foram demonstradas diversas técnicas do canto coral. Multicanto canta música à cappella e com acompanhamento de percussão e piano, realizou várias apresentações junto com diversas orquestras. Durante este período gravou dois CD’s sem fins lucrativos e participou do CD internacional Vozes da Terra.

No período de 2001- 2008 participou nos vários Festivais e Encontros de Corais nas cidades diversas de SP.
Em 2003 participou no Festival de Corais em São Lourenço “Canta Brasil 2003” .
Em 2007 participou no XV Festival Internacional de Corais de Criciúma (SC).
O Coral Multicanto foi um dos cinco vencedores do Mapa Cultural Paulista de 2007-2008.
Em junho de 2008 participou no II Encontro Nacional de Corais de Piracicaba
Em agosto de 2008 participou:
no VI Festival de Música Sacra de Campinas com Missa de Coroação de Mozart,
no V Festival Internacional de Corais de Belo Horizonte.

Atualmente, continuamos realizando nossas apresentações, preparando novas músicas e participando de encontros. Somos também a favor de maior interligação entre as Secretarias da Prefeitura e abertos a parcerias, e estamos dispostos a participar em eventos promovidos por elas.

Local e horário dos ensaios
Os ensaios acontecem na Biblioteca Municipal de São Carlos (rua 13 de Maio, 2000, do lado da Catedral de São Carlos). Às terças-feiras ocorre o ensaio de naipes (mulheres das 18h30 até as 20h, homens das 20h até as 21h30); as quartas-feiras ocorre o ensaio geral, das 18h30 às 20h30; de quintas-feiras acontecem os ensaios do grupo de solistas; e, quando há necessidade, ensaios extra podem ser marcados de sexta-feira ou domingo.

Taxas
A participação no Coral é totalmente gratuita; basta ter empenho e dedicação ao coral e á arte do Canto e à Arte em geral.

Processo de entrada, documentos
As inscrições são abertas no início de cada ano. O interessado deve fazer um teste, muito simples, de entonação, ouvido musical e percepção rítmica, e depois preencher uma ficha de inscrição. Repetindo que o mais importante é a vontade de cantar e dedicar sua arte ao povo.

Histórico
Foi criado no ano de 2001, visando a participação nele de crianças entre 7 e 14 anos, alunos de escolas municipais, estaduais e particulares. Atualmente, nele participam crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade, e, ao longo dos anos, contou com entre 20 e 30 integrantes em cada ano. Uma das particulares do grupo é que as crianças não apenas cantam (com duas ou três vozes), mas também executam coreografias que elas mesmas desenvolvem, tocam instrumentos de percussão e até mesmo regem o côro, de modo que a regente, Luba Dodonova, fica nas sombras durante as apresentações, deixando todo o brilho às crianças. Nos ensaios, conduzidos pela maestrina, estudam músicas populares, folclóricas e infantis, brasileiras e internacionais. Nos seus oito anos de existência, participou, às vezes ajunto com os pais das crianças, de mais de cem apresentações em São Carlos e região. Também canta algumas músicas junto com o Coral Multicanto em algumas apresentações, e as Cantatas Natalinas apresentadas no fim do ano por ambos os corais juntos são comumente regidas pelas crianças do Bem-Te-Vi.

Ensaios
Segundas-feiras, das 18h30 até as 20h, na Biblioteca Municipal.

Taxa, inscrições
As inscrições para o Coral são gratuitas, bastando vontade de cantar da criança e vontade dos pais de colaborarem com o seu desenvolvimento e educação.

Rua 13 de Maio, 2000, Centro

Ver também