UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Educação está hoje instalada no Palacete Bento Carlos, localizado na Rua Treze de Maio, 2056, esquina da Rua Dona Alexandrina. Restaurado pelo Instituto Arruda Botelho, o prédio é uma construção do século XIX que sediou importantes momentos políticos locais nos primeiros anos de República, além de ter sido frequentado por importantes personalidades da política nacional naquele momento histórico.

 

O palacete eclético, de tendência neoclássica, foi construído na década de 1890,  pelo engenheiro-arquiteto italiano David Pietro Cassinelli (1854-1898), a pedido de Bento Carlos de Arruda Botelho (1841-1896), irmão mais novo do Conde do Pinhal. Bento Carlos foi fazendeiro, investidor da Companhia de Luz Elétrica e político local de muito prestígio.

 

O palacete se destacou na época como um dos mais luxuosos casarões ecléticos de São Carlos, com uma área construída de 642 m², dividida em três pavimentos, com vinte salas e salões. O casarão têm sacadas laterais, jardim particular, amplas janelas e portas que permitem a melhor iluminação dos cômodos internos. Apresenta ainda aprimorada decoração pictórica nas paredes internas e nos forros, grades trabalhadas artisticamente em ferro; portas, janelas, pisos e uma grande escadaria em madeira. O terreno original ia até as margens do córrego do Gregório.

 

Até 1942, o casarão pertenceu à família Arruda Botelho, quando faleceu a matriarca, Anna Carolina de Melo e Oliveira, ex-Condessa do Pinhal. O prédio, então, passou por outros proprietários, tendo abrigado a Biblioteca Municipal, o Museu de São Carlos e o Posto do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

 

Em 2000, o palacete foi adquirido por descendentes da família Arruda Botelho, com o intuito de reverter o quadro de abandono em que se encontrava, o prédio foi restaurado integralmente, obra que foi concluída em 2005.

 

O palacete Bento Carlos é protegido pela legislação municipal de defesa do patrimônio e está em processo de tombamento pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico) do Estado de São Paulo.

 

Texto: Divisão de Pesquisa e Divulgação/Fundação Pró-Memória de São Carlos (DPD/FPMSC)

Endereço: Rua Treze de Maio, 2056

Centro – São Carlos - SP

CEP. : 13 560 647

Telefones: (16) 3372 6400  

                        3307 3992