» COPINHA DE FUTSAL NO PROJETO CICA PDF Imprimir E-mail


Desde maio, a Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Cidadania e Assistência Social e de Esportes e Lazer, está promovendo no Ginásio Municipal de Esportes “Milton Olaio Filho”, a Copinha Interna de Futsal do Projeto CICA (Centro Integrado da Criança e do Adolescente). Participam da atividade 28 crianças, de 8 a 11 anos, que freqüentam o Centro Comunitário Castelo Branco. Contando com o apoio da Associação São-carlense de Futsal, a Copinha prossegue até 18 de julho, com atividades às segundas e quartas, das 15 às 16h.

O professor de Educação Física da Secretaria de Cidadania e coordenador da copinha, Carlos Alberto Maciel, explica que os alunos são divididos em duas categorias: Fraldinha (8 e 9 anos) e Dentinho (10 e 11 anos). “Esses jogos têm como principais objetivos trabalhar os fundamentos do esporte, como passe, cabeceio, recepção de bola, treinamentos de goleiro e dribles, e a socialização entre os participantes”, lembra.

Uma das exigências para participar do Projeto CICA é estar freqüentando a escola. “Visamos incentivá-los não somente para a prática de esportes, mas também à realização das atividades escolares. Para isso, sempre falamos da importância dos estudos”, destaca Fernando Camargo Barbosa, técnico da Secretaria de Esportes e coordenador dos jogos.

O objetivo do Projeto CICA é promover atividades educativas, esportivas, culturais e de lazer para crianças e adolescentes entre 12 e 18 anos, identificando as possibilidades de atuação junto a esses jovens. Atende aproximadamente 250 jovens que realizam cursos de futsal, capoeira, marcenaria, computação, artes, dança, costura e grafitagem. As atividades acontecem nos centros comunitários Castelo Branco e Lions, e no Centro Esportivo “Dario Placeres Cardoso Filho”.

A copinha também está sendo realizada para outras 28 crianças, dentro da mesma faixa etária, que freqüentam o Centro Comunitário Bichara Damha, mais conhecido como Lions. Como o ginásio do Zuzão está em reforma, os jogos acontecem na quadra do Corpo de Bombeiros da Vila São José.

(14/06/05)