» DIVERSAS AÇÕES REVITALIZAM O ESPAÇO URBANO PDF Imprimir E-mail



Em 2005, o tratamento paisagístico compôs um conjunto de ações que resultaram na reestruturação e embelezamento da cidade de São Carlos. Os projetos desenvolvidos pela Prefeitura tiveram por finalidade a harmonização entre as áreas edificadas, áreas verdes, institucionais, canteiros centrais e rotatórias, garantindo uma perfeita integração entre a população e a cidade.

Entre as alterações promovidas, destaca-se o tratamento dado às praças da região central: Praça XV, Paulino Carlos, Voluntários e Cel. Salles. O cuidado com as regiões mais afastadas, que compõem a área perimetral urbana, fez com que o trabalho se estendesse às praças dos bairros Santa Felícia, São Carlos I, Jardim Tangará, Santa Angelina, Jockey Clube, Vila São José e outros.

Segundo o arquiteto Júlio César Alves Ferreira, que esteve a serviço da Prefeitura, “a partir de um amplo estudo, as várias áreas foram classificadas quanto a seu grau de importância para futuras intervenções paisagísticas, fundamentadas tanto na memória, quanto na vocação e tradições peculiares da região, tendo como enfoque principal a valorização de seus contextos visuais, favorecendo assim os usuários e tornando-os participantes do processo de revitalização da paisagem”.

A tipologia adotada, explica Júlio César, compreende também, em locais de baixo potencial paisagístico, a implantação de passarelas, caminhos de pedestres, ciclovias e outras intervenções, priorizando sempre a proteção ambiental e garantindo a recuperação dos fundos de vale. Exemplo disso são os projetos desenvolvidos nas passarelas sobre os córregos Santa Maria do Leme e Medeiros.

Para o prefeito Newton Lima, todo esse trabalho consiste na preservação e conservação de locais existentes com vínculos já estabelecidos e reivindicados pela população através do Orçamento Participativo. “E o resultado propicia à população formas diferentes de lazer que acabam se tornando espaços de convívio, acessados por caminhos sinuosos iluminados, acentuando ritmos e sensações que amenizam as distâncias percorridas por gestantes, idosos e crianças”, explicou o arquiteto.

Para 2006, todo esse trabalho, coordenado pelas Secretarias de Obras e Serviços Públicos e Habitação e Desenvolvimento Urbano, continuará criando elementos para complementar as necessidades básicas nas áreas de esporte e nos canteiros centrais das principais avenidas.

(29/12/05)