SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA 2.ª FASE DA CAMPANHA DA TUBERCULOSE PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC), realiza até o dia 21 de novembro, a segunda fase da campanha de intensificação da busca ativa de casos de Tuberculose nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família. As pessoas que apresentam tosse por mais de 3 semanas devem fazer o exame.

 

A ação realizada junto às equipes de saúde é baseada no questionamento aos usuários sobre presença de tossepersistente (sintomático respiratório) a mais de três semanas, se identificado os sintomas é solicitada aos mesmos a coleta de amostras para a identificação e o tratamento da doença.

 

Atualmente 56 pessoas do município e da região fazem o tratamento ativo da doença no CAIC. “A forma de controlar a tuberculose é mesmo o envolvimento do poder público e da população. A doença quando descoberta no início tem cura, somente com a união, é que vamos conseguir erradicar a doença”, enfatizou a coordenadora do CAIC, Isabella Gerin de Oliveira.

 

Prêmio – Em setembro de 2015 São Carlos recebeu prêmio pelo trabalho realizado no Centro de Atendimento de Infecções Crônicas, inaugurado pela atual administração. O prêmio foi entregue durante o Fórum Estadual de Tuberculose, evento organizado pela Secretaria de Estado da Saúde por meio do Centro de Vigilância Epidemiológica.

 

Uma das questões avaliadas pelo Governo do Estado foi quantidade da oferta dos chamados para testes rápidos e também de HIV/Aids para as pessoas com suspeita de tuberculose. O programa estadual da tuberculose preconiza que esses serviços sejam integrados, o que ocorre em São Carlos. Outra questão avaliada é ao índice de cura que deve ser de 85%, além da menor taxa de abandono do tratamento.

 

Doença - A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é curável.  Anualmente são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da Aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.

 

No Brasil, a tuberculose é sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.

 

Nos últimos 17 anos, a tuberculose apresentou queda de 38,7% na taxa de incidência e 33,6% na taxa de mortalidade.  A tendência de queda em ambos os indicadores vem-se acelerando ano após ano em um esforço nacional, o que pode determinar o efetivo controle da tuberculose em futuro próximo, quando a doença poderá deixar de ser um problema para a saúde pública.