» PRÓ-MEMÓRIA PDF Imprimir E-mail

Relatório das atividades de 2005.

RESTAURAÇÃO DO CHAFARIZ CENTENÁRIO FOI UM DOS DESTAQUES

Em reunião de seus conselhos Curador e Fiscal, a Fundação Pró-Memória apresentou aos conselheiros um relatório preliminar das atividades realizadas em 2005. Durante a reunião, a responsável pelo Sistema Integrado de Biblioteca do Município, Lourdes de Souza Moraes, e o consultor da área de sistemas de informação, José de Carvalho Assumpção Neto, falaram sobre os sistemas de dados que vêm sendo desenvolvidos para a Fundação, exemplificando com uma demonstração do banco de dados com os registros de óbitos da cidade.

A Fundação Pró-Memória já possuía uma base de dados com informações sobre os óbitos ocorridos em São Carlos entre 1896 e 1925 e, agora, após extenso trabalho de digitação concluído em 2005, passou a contar também com as informações referentes aos sepultamentos realizados nos cemitérios Nossa Senhora do Carmo (de 1º de janeiro de 1926 a 31 de agosto de 2004) e Santo Antônio de Pádua (21 de junho de 1964 a 23 de janeiro de 2005). Em breve, esse banco de dados poderá ser consultado pela internet e, além de ser muito útil para as pesquisas sobre história familiar, será usado também para auxiliar as próprias administrações dos cemitérios municipais.

Quanto ao atendimento ao público, a diretora presidente da instituição, Ana Lúcia Cerávolo, disse aos conselheiros que, “mais uma vez, como vem ocorrendo nos últimos anos, aumentou o número de atendimentos efetuados no Arquivo Público e Histórico da Cidade, com 1.589 atendimentos nos primeiros onze meses do ano” (ao longo de 2004 houve 1.348 atendimentos). Ela ressaltou que os tipos de documentos mais procurados são os óbitos e habilitações de casamento. Depois, vêm as consultas aos processos administrativos da Prefeitura, jornais antigos e fotografias.

Ao lado da informatização dos registros de óbitos, Ana Lúcia considera que as realizações mais expressivas de 2005 foram o término das obras de manutenção no prédio da Estação Cultura; a continuidade do resgate das memórias das comunidades étnicas que compõem a cidade, através da mostra “A Presença Japonesa em São Carlos”, entre 18 de junho e 18 de julho, assim como nas pesquisas em andamento sobre a comunidade sírio-libanesa; e o restauro do chafariz centenário da Praça Coronel Paulino Carlos, inaugurado em 19 de dezembro durante a solenidade que marcou o término das obras realizadas para a revitalização da praça nos últimos dois anos.

Relatório de Ações 2005.

(02/01/06)