» HORTA PEDAGÓGICA PRODUZ VERDURAS, LEGUMES E PLANTAS MEDICINAIS PDF Imprimir E-mail


O projeto Horta Pedagógica, implantado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura nas escolas municipais de São Carlos em 2005, apresentou um ótimo resultado em seu primeiro ano. Foram criadas hortas em 11 creches, EMEIs e EMEBs que ainda não dispunham desse espaço. “O objetivo é que através da prática e da observação possamos estimular as crianças a terem hábitos mais saudáveis de alimentação e de reconhecerem a importância que o ambiente tem na manutenção da vida” explicou Flávia Thiemann, assessora de Educação Ambiental da Secretaria.

Ainda segundo a assessora, os alunos vão levar essas informações e experiências para casa melhorando a qualidade dos alimentos consumidos pela família. “O plantio é simples, pode ser feito até mesmo em vasos, e legumes e verduras de época são baratos”, completou. São 100 professores e mais de 1.100 crianças de 2 a 16 anos participando do projeto Horta Pedagógica, que também implementou o cultivo de plantas de uso medicinal já cientificamente comprovado.

Em pelo menos uma dessas unidades os pais ajudaram na montagem da horta e agora trabalham em sua manutenção. “O próximo passo é ampliar a participação dos pais sem reduzir o trabalho que é feito mesmo pelos alunos”, explicou Dulce do Nascimento Abacker, da Assessoria de Educação Ambiental.

Reciclagem e composteiras
Para alcançar esses resultados, foi realizado, em parceria com o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC/USP), o curso de formação para professores “O ABC da Compostagem”, com ênfase no consumo e desperdício, sustentabilidade e alimentação saudável. Durante o curso foram realizadas visitas ao aterro sanitário municipal, ao pátio de compostagem do CDCC, a uma Central de Triagem de Materiais Recicláveis do Programa Municipal de Coleta Seletiva e a um supermercado, onde foram trabalhados conceitos de publicidade, apelo ao consumo e sustentabilidade do consumo.

Como resultado desse curso, associado à implantação das hortas, algumas escolas têm composteiras para reduzir a quantidade de resíduos destinados ao aterro sanitário e também para produzir adubo orgânico para as hortas. Na EMEI Maria Luiza Peres e na EMEI Maria Lúcia Marrara, a composteira foi utilizada no projeto “Mão na Massa – ABC da Compostagem”, o que permitiu aos alunos acompanharem com curiosidade científica o processo de decomposição de matéria orgânica que acontece nas composteiras, registrando a evolução das etapas, como o aparecimento de insetos, minhocas, etc.

Foram distribuídos coletores de papel para uso em todas as escolas e várias delas estão destinando os resíduos recicláveis para as cooperativas de catadores que participam do Programa Municipal de Coleta Seletiva. Na escola é dada ênfase ao caráter ambiental do programa, que reduz a quantidade de resíduos encaminhados ao aterro sanitário, aumentando sua vida útil, a destinação ambientalmente correta aos recicláveis e o aspecto solidário com os trabalhadores da coleta.

(04/01/06)