» MUTIRÃO DE SAÚDE ANIMAL NO SANTA ANGELINA TERMINA NA QUINTA PDF Imprimir E-mail


Tiago com a cadela Nicole.Termina nesta quinta, dia 27, o Mutirão de Saúde Animal no bairro Santa Angelina, realizado pela Prefeitura por meio do Departamento de Proteção Animal da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Normalmente, os mutirões são feitos nos centros comunitários dos bairros, mas desta vez todo o atendimento foi feito em uma casa cedida pelos Vicentinos, em frente à Igreja São João Batista.

“Foram agendados 140 animais (entre cães e gatos), o que nos deixa muito otimistas, pois o último censo realizado no ano passado identificou cerca de 400 animais no bairro. Com esse atendimento estamos esterilizando grande parte da população, e quem não veio durante estes três dias pode nos procurar depois, pois continuaremos prestando o atendimento”, garantiu a médica veterinária e chefe do departamento Renata Grotta D’Agostino. Além da esterilização (castração), os animais foram vacinados, receberam identificação eletrônica, coleira e plaqueta – RGA (registro geral de animais), tudo gratuitamente.

“A técnica cirúrgica utilizada é minimamente invasiva, sem pontos externos, com pouca manipulação, o que reduz a dor do pós-operatório, facilitando a recuperação do animal. É tudo feito com rigorosa assepsia para evitar contaminação, tudo descartável, cuidados que se refletem no baixo índice de infecções. O resultado é a aceitação muito boa da população, que antes tinha muito receio de castrar o animal”, explicou a veterinária.

Oportunidade que os moradores mais conscientes do bairro fizeram questão de aproveitar. “Eu sempre levo minha cachorra pra tomar vacina, mas agora achamos que seria melhor operar e aqui, como vai ser de graça, estou aproveitando, porque não teria condições de pagar”, disse a dona-de-casa Leonice Firmino. O mesmo comentou o operador industrial Adair Fernandes, que agendou um horário para castrar a cadela Diana. “Ela tem quatro anos e já teve uma cria, mas sofreu muito. Essa é a primeira oportunidade que temos de cuidar tão bem dela e por isso não queremos perder a chance. Tenho certeza de que ela vai ficar ainda mais bonita”.

Além dos funcionários da Prefeitura, o Mutirão contou com a ajuda de vários voluntários, de uma veterinária e de integrantes das entidades Arca de São Francisco e UIPA. Todos por uma mesma causa: a saúde dos animais. Preocupação e responsabilidade que os proprietários de animais deveriam ter. É o caso de Tiago, de 11 anos, que levou a cadela Nicole de apenas quatro meses. “Eu perdi minha cachorra e fiquei doente, agora ganhei a Nicole e estou muito feliz. Eu vim aqui pra ela não ter filhotes na rua e nem ficar doente. Nós temos que gostar mais dos nossos cachorros, temos que cuidar bem dos animais”, disse Tiago.

(26/07/06)