» CEME GANHA NOVO SETOR DE ULTRA-SONOGRAFIA PDF Imprimir E-mail

Equipamento de ultra-som.
Veículo para remoção externa. O prefeito Newton Lima entrega nesta sexta, dia 25, às 11h, o novo setor de ultra-sonografia do CEME (Centro Municipal de Especialidades), em área anexa que foi reformada e ampliada para abrigar o ultra-som digital versátil em 2D, de alto desempenho, equipamento de última geração que custou R$ 119 mil. O setor de saúde ganha ainda um reforço: um investimento de R$ 95 mil na aquisição de uma Van Renault Master (Dci 120) de 15 lugares, para realizar a remoção externa de pacientes que fazem parte do programa de tratamento fora do domicílio (TFD), administrado pelo setor de remoção do CEME.

O ultra-som será utilizado em pacientes das áreas de ginecologia, obstetrícia, ecografia abdominal geral, urologia, vascular periférico, ecografia mamária de alta resolução, cardiologia, transcraniano e transvaginal. O novo setor de ultra-sonografia possui duas salas para aparelho de ultra-som, uma sala de espera e banheiro adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais, incluindo entrada de cadeirantes. Foi construída, ainda, uma rampa de acesso, respeitando a concepção de acessibilidade inclusive para as pessoas que vão realizar apenas o exame de ultra-som, melhorando o fluxo interno do CEME. O acesso para a nova sala será feito pela rua Casemiro de Abreu, ao lado da Farmácia Central.

O programa de remoção externa atende mensalmente 800 pacientes, com deslocamento para centros especializados de referência e outros que deixaram de ser referência, mas que ainda mantêm pacientes cadastrados. Entre os centros estão o Hospital das Clínicas, Incor, Apae, Hospital do Servidor, Beneficência Portuguesa (todos em São Paulo), Unicamp (Campinas), Amaral de Carvalho (Jaú), Pio 12 (Barretos), Hospital das Clínicas (Ribeirão Preto), Centro de Oncologia e Radioterapia (CORA, Araraquara), Unesp (Botucatu), Centrinho (Bauru), Hospital de Base (São José do Rio Preto), entre outros.

O serviço de remoção por veículos ou custeio de passagens é oferecido aos pacientes que, não encontrando um centro especializado na cidade, precisam dar continuidade ao tratamento de doenças em outros hospitais. Para participar do programa, o paciente precisa ter uma guia de transferência com preenchimento SUS e realizar cadastro na sala 63 do CEME. O serviço conta ainda com mais uma van, duas peruas Kombi e quatro ambulâncias, utilizadas por pacientes acamados, deficientes físicos ou que precisam de oxigênio.

(24/08/06)