» PROJETO LEGO ENSINA NOÇÕES DE TECNOLÓGICA E ROBÓTICA PDF Imprimir E-mail



Alunos de 5ª a 8ª séries da rede municipal estão aprendendo noções de Educação Tecnológica e Robótica por meio do “Projeto Lego”, que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura nas EMEBs “Carmine Botta” (Boa Vista), “Dalila Galli” (Jockey Clube) e “Artur Natalino Deriggi” (Antenor Garcia). O projeto tem por objetivo preparar os estudantes do ensino fundamental para uma nova realidade profissional que valoriza a flexibilidade, a criatividade, a informação, a comunicação, a responsabilidade, o empreendedorismo, a sociabilização e a tecnologia.

Para atuar no Projeto, os professores de 5ª a 8ª séries da rede municipal passaram por uma formação oferecida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com a Edacom Tecnologia. Após essa etapa, os professores passaram a coordenar as aulas de Lego, nas quais os alunos realizam montagens com as peças disponíveis nas maletas tecnológicas. Essas montagens são descritas na coletânea de revistas Lego Zoom, sendo que o conteúdo dessas revistas é baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, para servir como material de apoio às aulas.

Depois da montagem, os alunos desenvolvem programações no computador e o resultado são robôs que se movem e realizam diversas funções. “À primeira vista parece que os alunos estão brincando de fazer montagens, como fazíamos na infância, porém durante as aulas eles aprendem diversos conceitos de tecnologia (como o conceito de engrenagens, polias, eixos), de física (como velocidade, aceleração) e de matemática (como figuras geométricas, etc.)”, disse a coordenadora do projeto, Ariane Di Tullio.

Tal proposta visa proporcionar aos estudantes momentos de interação com os instrumentos tecnológicos, de maneira que deixem de ser apenas usuários e que passem a ser capazes de criar, experimentar e compreender os mecanismos de funcionamento dos vários tipos de tecnologias de forma racional, efetiva e significativa. Thauani Cristina Reducino, aluna da 8ª série da EMEB “Carmine Botta”, diz que a dinâmica das aulas do Projeto Lego é muito interessante. “Aqui nós aprendemos a trabalhar diversos conceitos. Tudo aquilo que a gente aprende nas aulas convencionais pode ser visto na prática”, enfatizou.

Para Bruno Fernandes, também da 8ª série da “Carmine Botta”, a cooperação entre os alunos do grupo é fundamental. “Cada aluno tem uma função dentro do grupo e isso deve ser respeitado para o bom andamento da aula. O legal é que a gente aprende praticamente se divertindo”, disse. Na EMEB “Carmine Botta”, o Projeto Lego é desenvolvido pelas professoras Maria José Contri Lopes e Rilmara Rôsy Lima.

Maria José, que é professora de Ciências, ressalta que a partir do Projeto Lego os alunos passaram a compreender melhor os conceitos teóricos passados em sala de aula. “Até mesmo o comportamento deles melhorou. Com a estrutura de equipe das aulas de Lego os alunos passaram a respeitar mais os colegas, já que existe uma hierarquia dentro do grupo de trabalho”, concluiu.

(27/10/06)