» MEMBROS DO CONSELHO DA COMUNIDADE NEGRA TOMAM POSSE PDF Imprimir E-mail



Na noite de sexta, dia 24, em solenidade realizada no Centro Municipal de Cultura Afro-brasileira “Odette dos Santos”, o prefeito Newton Lima empossou os integrantes do Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Carlos (CMCN). Também participaram o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, e a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Rosilene Mendes dos Santos, entre outras autoridades.

O CMCN tem o objetivo de unir esforços entre o poder público e a sociedade civil na definição de ações afirmativas, como formular diretrizes de atividades dos direitos da comunidade afro-descendente e promover e realizar atividades culturais. “Esse é o nosso 26º conselho municipal, o que reforça a proposta de governo participativo”, destacou o prefeito Newton Lima, lembrando ainda que a criação de alguns desses conselhos não é obrigatória por lei.

Segundo o prefeito, a igualdade racial, “realidade da qual ainda estamos longe”, é um tema importante e São Carlos, assim como o país, está no caminho certo. “Pela primeira vez na história do Brasil o presidente da República criou uma Secretaria de Igualdade Racial”, observou, lembrando da secretaria com status de ministério criada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início de sua atual gestão.

Em relação a São Carlos, Newton Lima ressaltou que desde 2001 a Prefeitura envolveu-se com a Política de Promoção de Igualdade Racial, criando a Seção de Combate ao Racismo e à Discriminação. “Depois, em 2004, assinamos um protocolo junto com a ministra Matilde Ribeiro, nos comprometendo com o tema”, disse.

Por fim, o prefeito lembrou que os resultados do comprometimento de seu governo com esse tema estão sendo colhidos agora, primeiro com a criação do Centro Municipal de Cultura Afro-brasileira “Odette dos Santos”, agora com a posse do Conselho e com a atenção dispensada aos afro-descendentes. “Não foi por acaso que iniciamos as comemorações do Sesquicentenário com uma homenagem aos afro-descendentes”, afirmou.

Entre os 18 membros que compõem o Conselho, nove indicados pelo prefeito e outros nove pela sociedade civil, eleitos em assembléia pelas entidades de defesa dos direitos da comunidade negra.

(27/11/06)