» REUNIÃO APRESENTA O PROJETO DOS CURSOS TECNOLÓGICOS PDF Imprimir E-mail

Roberto Tomasi, Emerson Leal, Oswaldo Baptista D. Filho e Carmem M. Fernandes.
O vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia Emerson Leal representou o prefeito Newton Lima na apresentação do projeto de implantação dos Cursos Tecnológicos que serão oferecidos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (Cefet-SP) em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A reunião aconteceu no Anfiteatro da Reitoria e contou também com a presença do reitor da Universidade, Oswaldo Baptista Duarte Filho, da diretora da Unidade de Sertãozinho do Cefet, Carmem Monteiro Fernandes, e do pró-reitor de graduação da UFSCar, Roberto Tomasi.

Para o pró-reitor, a parceria é uma oportunidade para que a universidade possa expandir seus conhecimentos. “O Cefet trabalha com a formação de tecnólogos que envolve um tipo de tratamento pedagógico com o qual nós não estamos acostumados e essa instalação vai com certeza possibilitar um maior aproveitamento de recursos da universidade, utilizando inclusive os espaços que nós não aproveitamos no período noturno”, afirmou Tomasi.

A previsão é ter no segundo semestre do próximo ano ou no máximo no início de 2008 o funcionamento, dentro do campus da UFSCar, de dois cursos tecnológicos: Tecnologia em Aeronáutica e Tecnologia em Sistema de Informação. Cada curso, com duração de 3 anos, oferecerá 40 vagas. Quando anunciou a vinda dos cursos para São Carlos, o prefeito Newton Lima destacou que o projeto para a disponibilização da UED-Unidade de Ensino Descentralizado do Cefet-SP no campus da UFSCar na cidade foi apresentado ao Ministério da Educação há pelo menos três anos.

“No entanto, um decreto do governo anterior ao do presidente Lula proibia a expansão de cursos federais”, disse, referindo-se à lei nº 9.649 de 1998. “O governo do presidente Lula derrubou esse decreto e agora foram abertos diversos cursos em todo o Brasil”, destacou Newton.

“A idéia da vinda dos cursos para São Carlos é oferecer algo que ainda não existe na cidade. É claro que é um projeto inovador com a proposta da parceria com a universidade, mas nós temos certeza que o município tem muito a ganhar. Com os investimentos que o MEC estará fazendo acreditamos e queremos poder ampliar assim que possível o número de vagas e de cursos oferecidos”, explicou Carmem Monteiro.

Na oportunidade, a diretora do Cefet aproveitou para explicar o papel do tecnólogo, que tem um nível intermediário na cadeia produtiva, e para debater com membros de vários departamentos da universidade alguns fatores importantes para a implantação dos cursos dentro do campus. Outras reuniões ainda vão acontecer para apresentar as definições em relação à grade curricular dos cursos, inscrição e forma de seleção para os candidatos bem como o processo seletivo para efetuar a contratação de funcionários e professores.
O vice-prefeito destacou que principalmente com o curso em aeronáutica, São Carlos fecha o ciclo de formação nesta área, uma vez que possui o curso Técnico de Manutenção Aeronáutica do Senai e o curso de Engenharia Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP). “A Prefeitura vem desenvolvendo um esforço muito grande para contribuir para a consolidação deste pólo tecnológico em nossa região. Temos a AFA em Pirassununga, o Centro de Manutenção da TAM em São Carlos e a Embraer em Gavião Peixoto. Por isso a importância do trabalho do professor Newton, que conquistou a vinda do Cefet em parceria com a UFSCar. O município só tem a ganhar”, concluiu Emerson.

(27/11/06)