» FRANCISCO MARINS PROFERIU PALESTRAS NA SEMANA EUCLIDIANA PDF Imprimir E-mail


A Semana Euclidiana de São Carlos prosseguiu ontem com duas palestras do escritor Francisco Marins, no auditório da Escola Álvaro Guião, com o tema “Euclides da Cunha – Os Sertões – e a Guerra de Canudos (ontem e hoje)”, uma a partir das 10h, destinada aos educadores, e outra a partir das 14h, para alunos da rede municipal de ensino e demais interessados. Para os estudantes, ele contou uma série de fatos sobre Euclides da Cunha, despertando a curiosidade sobre o autor. Com os professores ele enfatizou a necessidade de estimular os jovens a adquirir o hábito da leitura.

Francisco Marins é autor de dezenas de livros de estilo regionalista, traduzido em mais de uma dezena de línguas e o único brasileiro a figurar na coleção européia Delphin, que reúne os clássicos da literatura juvenil de todo o mundo. Também é conhecida a campanha do escritor, ex-presidente da Câmara Brasileira do Livro e da Academia Paulista de Letras, em favor da popularização do hábito de ler e da formação de bibliotecas em todo o País.

A Semana Euclidiana continua nesta quarta, dia 6, a partir das 8h, no campus 2 da Fundação Educacional São Carlos, na Vila Prado, também com entrada franqueada a todos os interessados, onde será realizada a palestra “São Carlos nos tempos de Euclides da Cunha”, a cargo de Marco Antônio Leite Brandão. Ainda na quarta e na sexta, dia 8, nas Escolas do Futuro da cidade, será exibido o vídeo “Euclides, mestre e escola”, produzido pela entidade civil Ramudá. Essa iniciativa conta com a colaboração do Sistema Integrado de Bibliotecas Municipais, que reuniu semana passada os bibliotecários para assistir palestras proferidas pelos historiadores Leila Maria Massarão, vice- presidente da Fundação, e Marco Antônio Leite Brandão, coordenador da Unidade de Patrimônio da Fundação e integrante da Ramudá.

(05/12/06)