» MORADORES APRESENTAM DEMANDAS DE SAÚDE EM REUNIÃO PDF Imprimir E-mail



Acompanhado dos secretários Dirceu Barbano (Saúde) e Edson Ferraz (Esporte) e do coordenador do Orçamento Participativo, Rosoé Donato, o prefeito Newton Lima esteve reunido na noite de terça, dia 5, com moradores do bairro Jockey Clube para ouvir as demandas de saúde apontadas pelos usuários da Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Algemiro Paulo Gullo”. Estiveram presentes à reunião cerca de 50 moradores, a vereadora Silvana Donatti, representando a Câmara Municipal, e a diretora do Departamento de Atenção Básica, Marilda Siriani, além da administradora regional, médico, enfermeira, agentes comunitários de saúde, representante do Conselho Gestor de Saúde e alunos do curso de Medicina da UFSCar.

A reunião foi dividida em três etapas: apresentação dos investimentos de saúde feitos pela Prefeitura, moradores fazendo uso da palavra e pontuando demandas e respostas do prefeito Newton Lima, do secretário Dirceu Barbano e da diretora Marilda Siriani aos questionamentos dos moradores. Registraram as reclamações usuários como Valdir Aparecido Caurin (mecânico), Claudia Aparecida Modesto (aposentada), Ivanilde Pepe Silveira (serviços gerais), Enita Leôncio de Melo da Cruz (dona-de-casa), entre outros.

Entre as demandas registradas estiveram falta de atendimento na USF às terças-feiras no período da tarde, deslocamento até a UBS do Santa Felícia para buscar remédios para saúde mental, demora no atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), agendamento de consultas para pediatria, demora no agendamento ou encaminhamento para o Centro Municipal de Especialidades, problemas no acolhimento dos funcionários da USF do Jockey (demora para atendimento com uso do telefone, tempo de aferição de pressão superior a 60 minutos, ausência de funcionário na farmácia para entrega de medicamento), fila de espera para exame de eletroencefalograma no CEME, tempo de espera superior a 40 minutos na troca de médicos na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da avenida São Carlos, demandas por atendimento de saúde bucal e fila de espera de três meses para ortopedista.

Dirceu Barbano, em resposta aos moradores, explicou que a Prefeitura já adequou o espaço físico da USF do Jockey Clube para que até abril de 2007 duas novas equipes de saúde da família estejam atuando no bairro, atendendo 800 famílias por equipe e ajudando a diminuir a demanda por alguns tipos de atendimento. A USF vai ganhar ainda dentista fixo (40 horas), mais uma equipe de saúde bucal (final de janeiro de 2007) e, já dentro do planejamento da secretaria, médico para fazer residência médica a partir de fevereiro de 2007 em equipe a ser escolhida.

Sobre as reuniões de planejamento da equipe de saúde às terças na USF, Marilda Siriani explicou que “há a necessidade de articulação da equipe de saúde para melhoria do projeto terapêutico de pacientes hipertensos ou diabéticos, por exemplo, entretanto os atendimentos a pacientes com febre ou situação de urgência não podem deixar de ser feitos”. Marilda orientou ainda que não é necessário levar nenhum atestado de unidade de saúde municipal para fazer perícia no INSS. A exigência tem aumentado inclusive a demanda de atendimento na atenção básica e deve ser denunciada no Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.

O secretário de Saúde disse ainda que o novo aparelho de eletroencefalograma do CEME adquirido recentemente pela Prefeitura está realizando os exames desde o dia 20 de novembro e a equipe de neurologistas fazendo plantões para que até o dia 15 de janeiro de 2007 não haja mais fila de espera. Sobre a demanda por consultas com especialistas no CEME, Barbano antecipou que até o primeiro semestre de 2007 já deverá estar em funcionamento a informatização do sistema que já vai regular o agendamento com data e horário marcado a partir da atenção básica.

O prefeito Newton Lima disse que a situação da saúde hoje em São Carlos, apesar de algumas demandas, é bem melhor da que encontrou em 2001. “Tenho o sonho de melhorar ainda mais a infra-estrutura colocando o Hospital-Escola Municipal em funcionamento, informatizando o agendamento de consultas, entregando medicamentos com motocicletas na residência do paciente com dificuldades de locomoção, ampliando o atendimento do Programa de Saúde da Família dos atuais 18 para 50% da população, e também inaugurando o Pronto-Socorro da Vila Prado. Com isso vamos melhorar o máximo possível o atendimento da saúde na cidade”, afirmou.

Dirceu Barbano ressalta que a participação da comunidade discutindo e indicando para a administração municipal as diretrizes do atendimento de saúde é fundamental, dá resultado, traz soluções definitivas e constrói a saúde coletivamente. Para Enita Leôncio de Melo da Cruz, “a presença do prefeito conversando com os moradores e os funcionários resolvendo os problemas facilita o nosso atendimento. Fiquei satisfeita com as respostas para as minhas dúvidas e convencida de que haverá soluções para aquilo que não está funcionando bem, principalmente a gente poder marcar consultas durante todo o dia, já que trabalho e não posso estar bem cedo na unidade de saúde”.

O operador de máquinas Leonil Moreira de Queirós também parabenizou a iniciativa. “Gostei de saber que teremos dentista perto de casa”, disse. Newton sugeriu ao final que em meados de março de 2007 seja marcada uma nova reunião para que os moradores possam avaliar as mudanças que serão implementadas pela Prefeitura.

(06/12/06)