» SOLENIDADE DE FORMATURA REÚNE 73 ALUNOS DA UATI PDF Imprimir E-mail


A Fundação Educacional São Carlos (FESC), da Prefeitura, realizou nesta quarta, dia 13, no auditório da Embrapa, a cerimônia de formatura dos 73 alunos do Módulo I de 2006 que freqüentaram o curso regular da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), que é voltado para pessoas com mais de 40 anos de idade.

A mesa de autoridades foi composta pela diretora presidente da FESC, Elisabeth Martucci, que na ocasião também representou o Prefeito Newton Lima, pela coordenadora da UATI, Maria Cecília Villani Purquerio, pela supervisora de ensino, Nilma Helena França Gibertoni, pelo professor de artes cênicas e paraninfo dos formandos do Campus 1, Luiz Gustavo Della Déa e pela professora de Fisioterapia e Promoção da Saúde e paraninfa dos formandos do Campus 2, Paula Costa Castro.

Elisabeth Martucci abriu a solenidade felicitando os formandos e lembrou que a administração continua trabalhando para que a UATI se torne cada vez melhor e aberta a todos. “A UATI é o único centro de formação de adultos público, ou seja, que é mantido pelo poder municipal, portanto com taxas bem inferiores, mas a nossa intenção é ampliar ainda mais o número de vagas, e, isso vai ser possível já no próximo ano, com a implantação também do Módulo II no nosso Campus da Vila Prado”, informou.

A diretora disse ainda que está sendo feita a descentralização e ampliação dos serviços oferecidos para a terceira idade. “Aqui no Campus 1 já estamos atendendo cerca de 3 mil pessoas por ano. No Campus 2, o atendimento já ultrapassou a nossa meta inicial de atender mil por ano, já que estamos oferecemos cursos e oficinas não só para alunos da UATI, mas para toda a comunidade local”, disse.

Já Maria Cecília Villani Purquerio agradeceu o apoio de todos os professores, funcionários e alunos que fazem com que a universidade se torne um lugar especial. “Tudo isso acontece porque as pessoas que estão conosco nos dão apoio e sustentação para que a UATI se torne uma grande família. Crescemos muito em 2006 com a implantação do programa no Campus 2 e vamos ampliar o atendimento no próximo ano com a implantação também do curso optativo na Vila Prado”, disse.

O atendimento das pessoas da terceira idade não é feito somente nos cursos, mas nas oficinas, atividades complementares e nos programas em parceria com outras instituições. Um dos exemplos é o Programa de Revitalização de Adultos que já atende mais de 300 pessoas e em 2007 vai oferecer mais vagas com a formação de novas turmas.

Após a entrega nominal de cada certificado, as alunas Leila Di Túlio (Campus 1) e Rita Maria Isabel Cerelli de Oliveira (Campus 2), oradoras das turmas, discursaram em nome dos demais colegas e agradeceram a oportunidade que a UATI oferece às pessoas que já criaram seus filhos e já cumpriram o seu tempo de trabalho.

Durante a solenidade, vários professores, funcionários, alunos e autoridades foram homenageados. A aluna mais idosa, Ana Fernandes Marques, de 88 anos, prestou uma homenagem especial ao prefeito Newton Lima, na ocasião representando por Elizabeth Martucci, pelo serviço público de qualidade que a Prefeitura oferece para todas as pessoas da terceira idade de São Carlos.

(13/12/06)