» SAÚDE PDF Imprimir E-mail

Confraternização reúne grupos do PAF.


PAF da Cidade AracyGrupo da FESCMaria da Conceição

ATIVIDADES FÍSICAS RECUPERAM A SAÚDE E A ALEGRIA DE VIVER

Três confraternizações realizadas na quarta e quinta, dias 13 e 14, na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Cidade Aracy), Campus 1 da Fundação Educacional São Carlos (FESC), na Vila Nery, e na Unidade Básica de Saúde do Botafogo, marcaram a comemoração das atividades do Programa de Atividade Física (PAF) da Prefeitura, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde ao longo de 2006.

O PAF, que reúne 35 praticantes na Cidade Aracy, 40 na FESC, 15 no Botafogo e 20 no Jardim São Carlos, é direcionado para a população da terceira idade com a finalidade de desenvolver um estilo de vida mais saudável e aprimorar o condicionamento físico. Cada grupo fez um balanço das mudanças que as atividades trouxeram à rotina de cada um e trocaram presentes de amigo secreto. A reunião acabou emocionando muita gente que acompanhou a evolução física e, em muitos casos, trouxe de volta a alegria de viver.

Atividades
Sob a coordenação do orientador físico Ernane Stefane Junior, os participantes desenvolvem exercícios de alongamento, ginástica localizada e relaxamento. Tudo começa bem cedo, com aferição da pressão arterial e uma boa caminhada. Ernane enfatiza que as atividades têm como objetivo buscar qualidade de vida. “Não se busca a forma física, mas um condicionamento saudável dos músculos e corpo sem se preocupar com a estética. Muitos que chegaram com dores lombares, nas pernas e com baixa auto-estima já desfrutam de melhor qualidade de vida com queda nos níveis de colesterol e triglicérides e normalização da pressão arterial”, diz.

Para a aposentada Ana Maria Alves Nunes, as atividades físicas feitas neste ano mudaram sua vida. “Eu fiz boas amizades, conheci pessoas diferentes, e melhorei minha disposição para realizar as tarefas diárias”, contou. O lavrador José Antonio de Melo diz que está no grupo há três anos e divide sua vida em antes e depois do programa. “Antes eu não conseguia correr nem 30 metros, hoje além de muita saúde corro até 100 se for preciso”, disse.

Maria da Conceição Abreu, bancária aposentada, se emociona ao dizer que “o curso resgatou a minha alegria de viver e tem um professor que é um grande incentivador de saúde. Eu perdi meu marido e as aulas me reanimaram não me deixando cair”. A dona-de-casa Célia Regina Pratavieria Escobar também tem motivos para comemorar. “Eu tinha depressão e com as aulas hoje diminui bem o consumo de remédios”, Por fim, o atendente José Luis Fiochi reforça que “o alongamento faz bem para o corpo e os exercícios não me deixam ficar travado e me tiram da ociosidade”.

Os interessados em participar das atividades físicas gratuitas também têm como opção os grupos da Cidade Aracy, com aulas às segundas e quartas, das 7h30 às 9h30, saindo da Unidade Básica de Saúde Dr. Ernesto Pereira Lopes; o grupo da FESC, que realiza suas aulas às segundas, quartas e sextas, a partir das 17h, no campo do Rui Barbosa na Vilas Nery; os grupos da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Botafogo às segundas e quartas, das 14h às 15h30; e da USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim São Carlos, toda terça e quinta, das 7h30 às 9h15.

(14/12/06)