» CATADORES TRABALHAM ORGANIZADOS EM NOVA ENTULHEIRA PDF Imprimir E-mail



A Prefeitura está com as ações adiantadas para apoio e orientação aos catadores autônomos do bairro Cidade Aracy, que atuavam na antiga entulheira, fechada recentemente, e que agora estão coletando material reciclável no novo aterro de resíduos da construção civil instalado na área da vossoroca, ao lado da EMEB “Afonso Fioca Vitalli”.

Na quinta, dia 14, os catadores começaram uma nova atividade na área que estão ocupando atualmente: reaproveitar mudas e plantas que chegam dentro das caçambas. “Vamos aproveitar a planta que não servia para alguém. Assim iniciamos a educação ambiental desses trabalhadores e ampliamos sua ligação com o local, com a entulheira, que é onde eles ficam a maior parte do dia”, explicou Ismael Ferreira, do Departamento de Política Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia.

Antes mesmo do fechamento da antiga entulheira, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, responsável pela implantação e utilização da entulheira, e a Secretaria de Cidadania e Assistência Social, parceira de articulação, começaram a agir junto aos catadores.

Uma das primeiras providências foi o cadastramento sócio-econômico de todos os participantes que, segundo a diretora de Ação Social da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Ana Lúcia Dellapina, teve resultados importantes. “Identificamos algumas questões importantes de saúde, aprendizagem, de trabalho e a partir daí temos desenvolvido ações que são pertinentes a vários setores da Prefeitura para que os problemas identificados possam ser cuidados” disse.

Foram montadas algumas rodas de conversa e oficinas de aprendizagem como a de material reaproveitável, em que os catadores foram informados sobre produtos que podem ser vendidos para reutilização e também foram orientados sobre primeiros socorros. “Eles têm um elo de solidariedade muito grande, embora cada um tenha seu trabalho e ganho. Nós estamos agindo para que no futuro esse elo traga outros benefícios para o grupo” disse Ana Lúcia.

Cada catador tem um número (1 a 22) e, ao entrar na área, cada caçamba recebe um número equivalente ao catador. Depois que o trabalhador separa o que lhe interessa, uma máquina dispõe o resíduo da forma mais adequada para cobrir a vossoroca. “Agora está melhor, mais organizado. Antes não tinha isso e saia muita briga. Hoje está mais sossegado” disse Artur Soares de Lima, que recolhe material em entulheira há três anos.

São separados materiais recicláveis como papel e plástico, madeira de todo tipo para ser usada como lenha, alumínio e ferro. “Cada um arruma seu material para comercialização individual por enquanto; esse formato foi definido pelo grupo mas nós esperamos que no futuro a coleta e a comercialização seja solidária, em grupo, o valor de venda será maior”, disse Ismael. Como os catadores ainda estão bastante acostumados com o formato antigo de trabalho, os técnicos da Prefeitura pretendem continuar a orientação para que com o tempo o grupo prefira um formato de economia solidária mais vantajoso.

(15/12/06)