» CURSO DO SUS BUSCA HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO PDF Imprimir E-mail
» CURSO DO SUS BUSCA HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO

Foi aberto nesta segunda, dia 18, e se encerra na quarta, dia 20, no prédio AT6 da UFSCar, o primeiro encontro presencial do curso de Formação de Facilitadores em Educação Permanente para o Sistema Único de Saúde (SUS). Realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com a ENSP/Fiocruz (Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz), Prefeitura e Universidade Federal de São Carlos, o curso tem por objetivo promover mudança da prática profissional em saúde e consolidar o SUS tendo como ferramenta a educação permanente.

Os alunos do curso adquirem um instrumental para trabalhar a questão da humanização no seu serviço, identificando seus problemas tanto na atenção quanto na gestão do sistema, traçando ações que alterem essa realidade e melhorem a qualidade de atendimento para o usuário. O curso semipresencial e com aprendizagem a distância prevê uma carga horária de 192 horas, distribuídas em um período aproximado de 6 meses, devendo o participante dedicar ao mesmo uma carga horária semanal de cerca de 10 horas de estudo.

Ele será monitorado por dois tutores (multiplicadores de conhecimento) de São Carlos, um da Secretaria de Saúde e outro da UFSCar, em formação pela ENSP/Fiocruz e coordenado por uma Roda de Educação Permanente do município com a participação de professores da UFSCar, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Escola Municipal de Governo da Prefeitura. Cada tutor vai formar cerca de 22 facilitadores, trabalhando desde como é que a equipe de saúde reflete sobre sua prática em cima dos problemas cotidianos da unidade, a relação profissional/usuário com avaliação dos determinantes deste problema até a implementação de ações que mudem esta prática.

Estão participando cerca de 40 representantes da Rede Escola do Cuidado à Saúde, incluindo membros das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Adulto e AD, Programa de Atendimento Domiciliar (PAD), SAMU, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida São Carlos, Unidade Saúde Escola da UFSCar, Maternidade da Santa Casa, Centro Municipal de Especialidades (CEME), Farmácia Popular, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Ambulatório de Risco/SAIB, Gestão do Nível Central da Secretaria de Saúde, Escola Municipal de Governo e UFSCar.

Para a diretora de Atenção Básica da secretaria, Marilda Siriane, “o reflexo será a qualificação do atendimento e das relações com humanização. É isso que a população busca no sistema municipal de saúde”, diz. O secretário Dirceu Barbano reforça que “na prática nós teremos pessoas capacitadas a formar dentro de cada unidade de saúde grupos que vão discutir o que eles precisam para poder receber conhecimento e dar resolutividade ao sistema público de saúde”.

Competência médica
Paralelamente ao curso de formação de facilitadores, o curso de Medicina da UFSCar em parceria com a Secretaria de Saúde realiza também até terça, dia 19, a oficina “Definição de competência para o profissional médico formado na UFSCar”, reunindo a participação de 30 médicos representantes de oito cidades: Marília, Botucatu, Araraquara, São Carlos, Ribeirão Preto, Campinas, São Paulo e Bauru. Estiveram presentes à abertura da oficina a vice-reitora da UFSCar, Maria Stella de Alcântara Coutinho Gil, o secretário municipal de Saúde Dirceu Barbano, além dos coordenadores do curso de medicina Valéria Vernaschi Lima e Roberto Padilha e da diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde Marilda Siriane de Oliveira.

Barbano, ao discursar na abertura do evento, disse que “a definição de competência do profissional médico muitas vezes parte do âmbito das unidades de saúde, entretanto a posição firme e decidida da reitoria da UFSCar na construção do caminho da parceria entre as partes (UFSCar/Prefeitura) tem sido muito importante para todos nós e encontra no prefeito Newton Lima a mesma firmeza. Isso facilita muito o trabalho que nós temos por fazer”.

(18/12/06)