» MUTIRÃO JÁ RECOLHEU 80 TONELADAS DE MATERIAL NÃO UTILIZÁVEL PDF Imprimir E-mail


Edel: “É importante que todo
caso suspeito de dengue seja comunicado
à Vigilância Epidemiológica”.Mutirão Cidade Limpa está
percorrendo vários bairros da cidade.
O Mutirão Cidade Limpa, que teve início em novembro do ano passado, já retirou cerca de 80 toneladas de material não utilizável – como latas, garrafas, pneus, componentes plásticos, sofás, madeiras, vasos sanitários, entre outros – em vários bairros da cidade. O objetivo da Prefeitura de São Carlos, além de promover a limpeza pública e a manutenção urbana da cidade, é identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, contribuindo com ações de saúde pública e evitando a proliferação de insetos e roedores.

Na execução da limpeza, as equipes da Prefeitura utilizam roçadeiras manuais, caminhões, pás-carregadeiras, tratores com roçadeiras hidráulicas para o corte de vegetação rasteira em grandes áreas e caminhão de carroceria aberta para recolhimento dos resíduos derivados da capina e varrição das vias públicas e do corte de vegetação nas marginais dos córregos. Setenta e seis agentes de combate à dengue estão visitando diversos locais e residências, retirando materiais e entulhos que possam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O mutirão já passou pela região do Cidade Aracy, Jardim Paulistano, Jardim Hikari, Cidade Jardim, Parque Arnold Schmidt, Nova Santa Paula, Acapulco, Santa Marta, Jardim Centenário, Tortorelli, Parque Faber, Planalto Paraíso, Jardim Bandeirantes, Alvorada, região do Santa Felicia (São Carlos 1, 2 3, 5) e grande parte da região da Vila Prado. Até fevereiro de 2007, todos os bairros da cidade receberão a visita da equipe de combate à dengue.

Números da dengue – São Carlos fechou 2006 com 131 casos notificados como suspeitos, com a confirmação de 25 casos importados (pessoas que chegaram doentes à cidade) e 6 autóctones (contraídos na cidade).

O Mutirão Cidade Limpa tem sido um importante aliado no combate à dengue, mas as ações de controle e prevenção são desencadeadas ao longo de todo o ano. “É importante que todo caso suspeito de dengue seja comunicado à Vigilância Epidemiológica, porque é a partir dele que são desencadeadas ações de controle e prevenção ao redor da casa e do local de trabalho do suspeito, impedindo que se instale um foco de transmissão da doença no município”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Edel Zóia.

A intensificação do mutirão será feita principalmente agora no período de chuvas, tanto fazendo o mutirão quanto alertando a população sobre os sinais e sintomas de dengue (febre, dor no corpo e vermelhidão pelo corpo), pelo intenso deslocamento de pessoas de São Carlos em período vestibular ou em férias para outras cidades e Estados, e que ao retornarem para o município possam colaborar com o controle preventivo da dengue.

Epidemia regional – Só para se ter uma idéia desta preocupação, enquanto São Carlos registrou em todo o ano de 2006 seis casos autóctones de dengue, as cidades da região tiveram números bem maiores: Ribeirão Preto registrou 4.008 casos, São José do Rio Preto 12.045, Araraquara 24, Rio Claro 48 e Ibitinga 199.

A Vigilância Epidemiológica orienta ainda que nos últimos dias, com a intensidade de chuvas, é preciso cuidados redobrados, como vistoriar o quintal e observar se há recipientes com água parada e limpa, pratos de vasos de plantas sem areia, latas, pneus, manter garrafas com gargalo para baixo, caixa d’água tampada, além de promover uma limpeza de calhas e desentupimento de lajes que acumulam água.

Na presença dos sintomas da dengue é importante que o cidadão procure orientação médica imediatamente e comunique a Vigilância Epidemiológica através do telefone 3307-7405.

(04/01/07)