» EMEI LEVA FAMÍLIAS PARA PASSEIO NA ESTAÇÃO CULTURA PDF Imprimir E-mail



Com o objetivo de promover a interação entre pais e alunos, a EMEI “Aracy Pereira Lopes” teve uma idéia inovadora: promover um passeio com a família na Estação Cultura. O projeto “Passeio com a Família” faz parte da conclusão dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos na EMEI desde fevereiro deste ano em comemoração aos 150 anos de São Carlos. “O espaço cultural foi escolhido para que os pais e alunos pudessem conhecer com planejamento, fora do horário de rotina do trabalho, o arquivo público e histórico de fundação da cidade que vai completar 150 anos e tem uma vasta riqueza cultural”, explica Silvana Gonçalez Joaquim Mira, diretora da escola.

Cerca de 60 pais e 80 alunos com idades entre 3 e 6 anos puderam visitar a exposição de quadros do pintor Benedito Calixto, a presença da Cultura Árabe em São Carlos, religiões no Oriente Médio, além dos objetos históricos do Museu de São Carlos, como a carruagem de Dom Pedro II, o gramofone, máquinas fotográficas e outras peças particulares do Conde do Pinhal, ou iguarias das famílias tradicionais do século 19, e de fotos antigas do patrimônio histórico da cidade e dos prefeitos que administraram a cidade.

Com o apoio dos professores da escola e monitores do Museu, os visitantes puderam conhecer ainda a rede de água de São Carlos por meio das explicações Flávia Thiemann, assessora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação e Cultura que, ilustrando por meio de um livro, orientou os alunos sobre cuidados como o uso racional da água e a preservação do meio ambiente. As atividades foram dividas em quatro equipes, com grupos trabalhando com pintura, desenho, palestras e visita ao museu.

George Luiz Vieira, analista de sistema e pai de um dos alunos, disse que “a iniciativa é positiva porque poucos têm a oportunidade de visitar o museu, e a temática também, porque é um orgulho para nós são-carlenses conhecer os 150 anos da história de nossa cidade”. Já a doméstica Elaine Cristina Cardoso Leão enfatizou que “é uma chance de as crianças se divertirem e conhecerem muita novidade cultural, e nós pais também não esperávamos que a escola fosse propor um passeio tão proveitoso”.

Dois momentos marcaram as atividades: a exposição de obras de Benedito Calixto, que pintou a sede do antigo bispado e muitas igrejas no Estado de São Paulo, com fixação de murais na Santa Efigênia e Igreja da Consolação, na capital paulista, entre outros, e sua importância para a nossa Catedral, e a história das famílias que contribuíram para o desenvolvimento do município. Outro momento emocionante foi a chegada do trem à antiga Estação Ferroviária, encantando muitas crianças que nunca tinham visto uma locomotiva ou vagões tão de perto.

A coordenadora do Museu de São Carlos, Nádia Lúcia Palone, lembra que a idéia do passeio da família foi uma iniciativa da própria escola, que agendou a visita no Departamento de Artes e Cultura. “São Carlos é uma cidade que tem muitas escolas, mas fazendo o agendamento e o planejamento nós podemos ter visitas todos os dias. Estamos à disposição para escolas municipais, estaduais ou particulares para que venham conhecer essa história e façam parte de suas vidas como fizeram de nossos ancestrais”.

(18/04/07)