» ORQUÍDEAS PDF Imprimir E-mail

44ª Exposição inaugura novo espaço.



PARTICIPARAM EXPOSITORES DE VÁRIAS CIDADES E DE OUTROS ESTADOS

A 44ª Exposição Nacional de Orquídeas, a primeira atração da 41ª Festa do Clima, organizada pela Prefeitura foi aberta na noite da última sexta, dia 27, pelo prefeito Newton Lima, acompanhado da 1ª dama, Ana Lima, do orquidófolo e organizador do evento Cláudio Vismara e do vereador Heleno Irami do Nascimento, que representou a Câmara Municipal.

Apresentaram espécies da flor orquidófilos de São Carlos, Rio Claro, Guararema, Pindamonhangaba, Rio de Janeiro e de cidades do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “Cada cidade veio com exemplares de pelo menos 10 colecionadores e criadores, o que garantiu uma exposição com grande número de plantas de qualidade reconhecida para que os visitantes pudessem apreciar e também comprar”, afirmou Vismara.

Após a abertura da exposição, o prefeito Newton Lima, ao lado do secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ricardo Martucci, e da diretora de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura, Telma Olivieri, apresentou o projeto de remodelação da praça Pedro de Toledo, antiga Piscina Municipal, que vai abrigar o Orquidário Municipal e outros equipamentos públicos. A previsão é de que a nova praça seja entregue à cidade até o final de 2007.

O projeto do Orquidário Municipal prevê a mudança da praça com a construção de uma área para que os orquidófilos possam expor suas plantas durante todo o ano. Newton Lima explicou que a piscina será desativada, uma vez que já não responde mais às necessidades do município. “Construiremos uma piscina no campus 1 da FESC, no campo do Rui, com recursos do Ministério dos Esportes”, explicou. O prefeito, sua esposa Ana Lima e a Rainha do Clima e a do Trabalhador, além das princesas, visitaram a exposição e também as barracas de comercialização de plantas já formadas, mudas e materiais para o cultivo da orquídea.

No final da tarde de domingo, dia 29, o vice-prefeito Emerson Leal, Telma Olivieri e Vismara entregaram os troféus e medalhas aos donos das plantas que alcançaram melhor pontuação na classificação realizada pelos juízes presentes. “Achei fantástico. A exposição daqui deveria ser copiada em todo o país, porque ela é bonita para o público ver e não apenas o colecionador. As plantas não ficam em prateleiras, mas como no supermercado” comentou Cezar Wenzel, dono da planta que conquistou o primeiro lugar como melhor híbrido.

Wenzel disse ainda que a exposição de São Carlos é bonita devido à preocupação com a decoração. “A administração da cidade e os organizadores estão de parabéns e nós de Rio Claro estamos à disposição para quando for implantado o orquidário municipal”, finalizou. “Achei ótimo e vai ficar melhor ainda quando for criado o orquidário municipal”, destacou Reinaldo Martins Alcádio, de Pindamonhangaba, também primeiro colocado na votação da exposição. O organizador do evento, Cláudio Vismara avaliou que o objetivo da 44ª Exposição Nacional de Orquídeas foi alcançado. “Deu tudo certo, a venda foi ótima, o movimento foi excelente com os visitantes elogiando muito, portanto só temos a agradecer a todos que nos ajudaram e principalmente ao prefeito Newton Lima”, avaliou.

“Nós queremos agradecer aos expositores que participaram da nossa tradicional Exposição de Orquídeas e da nossa Festa do Clima e manifestar nossa satisfação porque o governo participativo que tem à frente o prefeito Newton Lima, tomou a decisão de trazer para o centro da cidade essa exposição e essa grande festa que estamos todos presenciando. Prova disso é o número de expositores de quatro estados e a beleza desse evento que obteve resultados excelentes”, afirmou Emerson Leal.

Shows
Para a abertura da 44ª Exposição Nacional de Orquídeas apresentou-se a banda da Escola Livre de Música “Maestro João Sepe”, sob a regência do maestro Roberto Mori Roda. Em seguida, houve a apresentação da Russo Jazz Band, tocando jazz mais tradicional de New Orleans que fez a platéia esquentar dançando bastante.

(02/05/07)