» PREVENÇÃO FOI O DESTAQUE DA SEMANA NACIONAL ANTIDROGAS PDF Imprimir E-mail



Nesta sexta, dia 22, a mesa-redonda promovida pela Prefeitura, como parte das atividades da Semana Nacional Antidrogas, no Salesianos, abordou a interação para se criar uma rede de informação para proteger crianças e adolescentes. A mesa de abertura foi composta pela secretária municipal de Cidadania e Assistência Social Fátima Piccin, pela diretora do Centro Municipal de Especialidades (CEME), Blaranis Pauletto, pela coordenadora do CAPS-AD, Gisele Giovaneti, pela assessora de Educação Especial Sonia Almeida, pelo consultor jurídico José Renato Prado e pelo presidente do Conselho Municipal Antidrogas Marçal Mendonça.

A palestrante Sonia Almeida falou sobre a prevenção no campo das drogas para crianças e adolescentes. Segundo ela, a educação é a melhor maneira de prevenir para que esses jovens não entrem nesse mundo. “Quando a escola, as crianças e os pais começam a fazer essa discussão sobre o que é o direito, o dever e como você previne, fazendo com que essas crianças e adolescentes ocupem outros espaços nas escolas, praticando artes ou esportes, podemos conseguir ajudar esses adolescentes preventivamente”, falou Sonia.

Gisele Giovaneti explicou em sua palestra a função do CAPS-AD, como ele funciona, quem ele atende, os fatores de proteção para que os jovens não cheguem às drogas e a atuação dele enquanto serviço de saúde. Pelo CAPS-AD já passaram 174 pessoas, em média 80% meninos e 20% meninas, na faixa etária de 15 a 18 anos. “Esse evento é importante porque nessa integração nós vamos começar a pensar para achar soluções em como prevenir para que crianças e adolescentes não cheguem ao CAPS-AD”, ressalta.

Na palestra do presidente do Conselho Municipal Antidrogas, ele esclareceu para o público a lei RDC 101/2001, que normatiza as comunidades terapêuticas estabelecendo regulamento técnico e disciplinando as exigências mínimas para o funcionamento de serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso ou abuso de substâncias psicoativas. “O uso de drogas é um problema social grave na nossa sociedade, os seus malefícios causam grandes estragos para o usuário e sua família. Esse evento foi importante para a comunidade, porque com interação nós vamos poder trabalhar melhor com a prevenção. Nosso objetivo é tentar diminuir esse problema no município”, finaliza Blaranis Pauletto.

Panfletagem
Dando continuidade ao evento, neste sábado, dia 23, será realizada uma panfletagem na Praça do Mercado e no calçadão da General Osório, como forma de conscientização dos danos causados pelas drogas e também com informações de onde encontrar ajuda.

(22/06/07)