» HOMENAGEM PDF Imprimir E-mail

Ex-prefeito João Sabino é homenageado.



EX-PREFEITO INAUGUROU A PRAÇA DOS VOLUNTÁRIOS

O prefeito Newton Lima prestou, na manhã desta segunda, dia 29, homenagem ao ex-prefeito João Sabino, que inaugurou a Praça dos Voluntários em 23 de maio de 1936. Sabino foi prefeito da cidade por um curto período, de 5 de março a 23 de julho de 1936, além de ter sido médico com especialização em ginecologia e obstetrícia e ser conhecido na cidade e no distrito de Santa Eudóxia como o “médico dos pobres”.

As filhas de Sabino, Maria de Lourdez e Baby Maffei, acompanharam, emocionadas, o descerramento da placa. O ex-prefeito e genro do homenageado, Mário Maffei, o vice-prefeito Emerson Leal, o secretário de Governo João Muller, a vereadora Laíde Simões e demais familiares de Sabino também participaram da breve cerimônia. A filha de Sabino agradeceu, em nome da família, pela homenagem, já que o pai é lembrado na semana que antecede o sesquicentenário de São Carlos. “Meu pai se doou pela cidade que nasceu, por isso gostaríamos de agradecer ao prefeito Newton Lima pela singela homenagem”, disse.

O prefeito afirmou que o resgate do nome de João Sabino vem ao encontro do trabalho que a administração municipal executa, desde 2001, na revitalização de praças como a dos Voluntários e Pedro de Toledo. “A Praça dos Voluntários passou a ter vida quando removemos os ambulantes e contribuímos no combate à prostituição e ao tráfico de drogas. Hoje ela está iluminada e bem cuidada e se tornou um convite para o convívio saudável e harmonioso entre os trabalhares e a família são-carlense”, sublinhou.

“Fico feliz pela justa homenagem a esse são-carlense ilustre, médico de grande visão social. Ele passou pouco tempo à frente da Prefeitura, mas deixou sua marca. Não só como prefeito mas, sobretudo, como médico. A nossa idéia é poder reverenciar todos aqueles que puderam contribuir para que a nossa cidade chegasse a esse momento tão bonito, de prosperidade e que a cada dia melhora os indicadores sociais”, completou.

Quem foi João Sabino
Nasceu em São Carlos no dia 18 de julho de 1892. Foi diplomado em medicina no Rio de Janeiro, em dezembro de 1919, especializando-se em ginecologia e obstetrícia. Em 1923 foi trabalhar no distrito de Santa Eudóxia como médico, inclusive nas fazendas. Casou-se em 21 de fevereiro de 1924 com Maria de Lourdez Nunes e teve os filhos: Maria Helena, Maria de Lourdez e Maria José, casada com Mário Maffei.

Em 1933 foi nomeado diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. De 5 de março a 23 de julho de 1936 assumiu interinamente a Prefeitura Municipal. No dia 23 de maio do mesmo ano inaugurou a Praça dos Voluntários. De 1938 a 1945 foi médico voluntário na Companhia de Fiação e Tecidos São Carlos. João Sabino morreu aos 53 anos. Fez da medicina um sacerdócio, levando paz e conforto aos lares são-carlenses. Recebeu nome de rua no bairro Boa Vista e no centro de saúde de Santa Eudóxia.

(29/10/07)