» CONCLUÍDAS AS OBRAS DA LAGOA DE CHORUME DO ATERRO SANITÁRIO PDF Imprimir E-mail


A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, concluiu, na segunda, dia 19, as obras de impermeabilização da terceira lagoa de chorume do Aterro Sanitário Municipal de São Carlos, atendendo todas as normas estabelecidas pela Cetesb. A obra foi realizada pela empresa Datec Pavimentação e Terraplenagem e custou cerca de R$ 248 mil. A lagoa recebe 55m³ de chorume por dia.

Segundo o diretor de Política Ambiental Paulo Mancini, a administração vinha lutando há aproximadamente seis anos para o esvaziamento da lagoa, mas as condições climáticas impediam o trabalho. Em maio de 2006, após a conclusão da quarta lagoa, os esforços se concentraram em torno da obra. Após a retirada de todo o chorume foi aplicada terra argilosa compactada e uma manta de polietileno de alta densidade (PAD).

Esses materiais impedem a contaminação do lençol freático. “Antes a lagoa não tinha essa proteção, o que poderia contaminar o lençol freático. Agora, com o projeto de impermeabilização, o solo está protegido e, por conseqüência, a água subterrânea também, o que possibilita uma gestão adequada ambientalmente do lixo urbano”, explica. Mancini disse que entre a terra argilosa e a manta foi construído um poço de visita, que facilita a identificação rápida de possíveis vazamentos.

Tratamento
O diretor de Política Ambiental afirma que o chorume produzido pelo lixo de São Carlos é levado e tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Araraquara, mas essa realidade deve mudar com a inauguração da ETE do município, em 2008. “Com a ETE vamos poder tratar do chorume produzido no aterro de São Carlos”, adianta Mancini.

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, salienta que a conclusão da obra da lagoa de armazenamento de chorume ameniza mais um passivo ambiental, que São Carlos vinha acumulando ao longo dos anos. “Essa obra reafirma o compromisso da administração do prefeito Newton Lima de amenizar os impactos ambientais e recuperar as muitas degradações que o meio ambiente sofreu ao longo de décadas”, encerra.

(22/11/07)