» MUTIRÃO CIDADE LIMPA 2007 PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de São Carlos inicia no bairro Santa Felícia a 6ª edição do “Mutirão Cidade Limpa”. Realizado desde 2002, o mutirão conta com a participação de todas as secretarias e autarquias municipais. O objetivo é identificar e remover das residências e terrenos da cidade objetos e utensílios que possam servir de criadouros do mosquito transmissor da dengue. O mutirão deste ano vai contar com o apoio de 52 agentes de combate a endemias, mais 24 agentes de combate à dengue e uma infra-estrutura de quatro caminhões custeados pela Secretaria Municipal de Saúde. Até o mês de março de 2008, os agentes vão percorrer todos os bairros da cidade.





SANTA FELÍCIA RECEBE AGENTES DE COMBATE À DENGUE HOJE


A Prefeitura de São Carlos inicia amanhã, dia 24, no bairro Santa Felícia, a 6ª edição do “Mutirão Cidade Limpa”, com a participação de todas as secretarias municipais, autarquias e fundações. O objetivo é identificar e remover nas residências e terrenos da cidade objetos e utensílios que possam servir de criadouros do mosquito transmissor da dengue.

O Mutirão Cidade Limpa, que vendo sendo realizado pela Prefeitura desde 2002, além de evitar a instalação de focos transmissores da dengue busca também promover a limpeza pública e a manutenção urbana nos bairros da cidade com ações articuladas de diversas secretarias municipais, promovendo, por exemplo, corte de mato, sinalização de trânsito, tapa-buraco, limpeza de córregos e áreas públicas, notificação aos proprietários de imóveis particulares para limpeza de terrenos, além da distribuição de folheto educativo contendo informações sobre como combater e evitar a formação de criadouros do mosquito da dengue.

A concentração para o lançamento oficial do Mutirão Cidade Limpa 2007 será às 8h, na praça localizada na avenida Bruno Ruggiero, esquina com a rua Joaquim Augusto Ribeiro de Souza, ao lado da empresa Opto Eletrônica, no Santa Felícia. Entretanto, desde quarta-feira, dia 21, equipes da Prefeitura já estão no bairro realizando uma série de melhorias como a retirada de entulhos, corte de vegetação rasteira em grandes áreas, varrição das vias públicas, pintura de guias e sarjetas, sinalização de trânsito e operação tapa-buraco nas principais ruas do bairro.

Infra-estrutura - O mutirão deste ano vai contar com o apoio de 52 agentes de combate a endemias, mais 24 agentes de combate à dengue e uma infra-estrutura de quatro caminhões custeados pela Secretaria Municipal de Saúde. Até o mês de março de 2008, os agentes vão percorrer todos os bairros da cidade, realizando visita às residências para a retirada de recipientes que possam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti, como medida preventiva à proximidade do verão (calor intenso) e o período das chuvas (janeiro a março), que colaboram para a proliferação do mosquito da dengue e de outros insetos. A incidência de mato alto, buracos no pavimento asfáltico e alagamentos também é maior nesta época do ano, causando transtornos às famílias e grandes problemas de saúde pública.

Edél Zóia, chefe da Vigilância Epidemiológica (VIGEP), lembra que “por determinação do prefeito Newton Lima a realização do mutirão tem evitado que São Carlos tenha epidemia de dengue, e as ações têm um impacto significativo na redução do número de casos de dengue e índice de infestação do mosquito no município porque a ação preventiva evita a presença de recipientes ao ar livre acumulando água no período do verão e das chuvas”.

A chefe da VIGEP reforça ainda que os proprietários de terrenos precisam promover a limpeza, corte de mato e retirada de lixo e os moradores precisam se conscientizar de que o combate à dengue deve ser feito permanentemente. “As pessoas devem pegar um dia da semana para fazer uma visita no quintal de sua casa e recolher tudo o que possa acumular água desde o telhado até o chão, promovendo a limpeza das calhas, recolhimento de brinquedos e lonas plásticas, tambores, colocar uma meia ou telinha para proteger a entrada do ladrão da caixa de água, manter as garrafas de bocas para baixo”, exemplifica Edel.

Para a realização do mutirão deste sábado a VIGEP pede a colaboração dos moradores do Santa Felícia no sentido de receber a orientação dos agentes de combate à dengue que estarão visitando as residências e distribuindo material educativo sobre como combater a dengue. As pessoas que tiverem utensílios de grande porte como móveis velhos, sofá e pedaços de madeira podem deixá-los na frente de sua residência para que os caminhões recolham esses objetos que acabam servindo potencialmente de abrigo e proliferação de outros vetores como rato, barata e escorpião.

É importante lembrar que todo caso suspeito de dengue deve ser comunicado à Vigilância Epidemiológica de São Carlos, porque é a partir do caso suspeito que são desencadeadas as ações de controle e prevenção ao redor da casa e do local de trabalho do suspeito, impedindo que se instale um foco de transmissão da doença no município. É preciso também ficar atento aos sinais e sintomas da dengue, que são febre alta, dor e vermelhidão pelo corpo. Na presença desses sintomas é importante procurar orientação médica imediatamente.

Os moradores que tiverem alguma dúvida podem entrar em contato com a VIGEP através do telefone 3307-7405.

(23/11/07)