» TURISMO PDF Imprimir E-mail

Departamento promove turismo entre a população de São Carlos.



ESTIMULAR O TURISMO LOCAL É O PRINCIPAL OBJETIVO DO DEPARTAMENTO DE FOMENTO AO TURISMO DA PREFEITURA

Fazer turismo sem sair de São Carlos. Adotando essa política, o Departamento de Fomento ao Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia promoveu, na última semana, a distribuição de informativos mostrando os atrativos turísticos de São Carlos à população que reside na cidade. A intenção é fortalecer o setor entre a comunidade e mostrar que existem boas opções de diversão sem precisar rodar quilômetros para encontrá-las.

Somente nesta ação foram entregues 5 mil exemplares do “Visite São Carlos”, com um resumo do roteiro turístico da cidade, incluindo os roteiros gastronômico, histórico, tecnológico, cultural, religioso, ambiental, além das fazendas históricas.

“Queremos mostrar que São Carlos é rica em opções de diversão para toda a família. Gastando muito pouco, todos podem se divertir, comer bem e aprender um pouco mais sobre a nossa história. O nosso objetivo é mostrar que só fica em casa e não aproveita o que a cidade tem de melhor no turismo quem não quiser”, garante o diretor de Fomento ao Turismo Emiliano Saran Azevedo.

O resumo traz informações sobre as Fazendas Pinhal, Santa Maria e Vale do Quilombo, que foram o marco do crescimento da região no século 19, os Museus de São Carlos e o Asas de um Sonho, o futuro santuário de Aparecida da Babilônia, a Catedral de São Carlos, o palacete Conde do Pinhal, o edifício Euclides da Cunha, as universidades, entre tantos outros locais.

“Com o informativo que distribuímos é possível que a família trace um destino diferente a cada semana”, observa Emiliano.

30 mil – Desde o começo do ano o departamento promove a distribuição de informativos sobre os roteiros turísticos da cidade. Estima-se que 30 mil informativos foram distribuídos em toda a cidade.

“Estimulando o turismo entre os são-carlenses nós esperamos aumentar o número de visitas nos pontos turísticos da cidade e conseqüentemente o faturamento, que se reverte à economia local”, observa o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, lembrando do estudo feito pelo Núcleo de Turismo da USP, que aponta a visita de 260 mil turistas em 2007 e um faturamento na ordem de R$ 162 milhões. “Não podemos nos esquecer dos esforços do prefeito Newton Lima na conquista de verbas para a construção do Boulevard São Carlos, cujo investimento gira em torno de R$ 6,7 milhões, e que vai se tornar um importante atrativo do turismo local e regional”, enfatiza Leal.

(23/11/07)