» DOMINGO É DIA DE SANCA HIP-HOP NO SANTA FELÍCIA PDF Imprimir E-mail


Em comemoração ao mês da Consciência Negra e dando continuidade às atividades do aniversário da cidade, a Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Artes e Cultura, juntamente com o Movimento Hip-Hop da cidade, realiza neste domingo (25), das 10 às 22h, no Complexo Esportivo do Santa Felícia, o “1.º Sanca Hip-Hop: vida – arte – cultura”.

O evento, que marca as ações desenvolvidas na área de hip-hop com a participação de todos os elementos, será encerrado com a apresentação do rapper de Brasília, GOG, artista escolhido pelos próprios integrantes do movimento.

Haverá ainda 1.ª Batalha Sanca Break, onde BBoys e BGirls de toda a região irão se apresentar. Grafiteiros da cidade e alunos das oficinas do Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos” e do Centro Comunitário do Pacaembu estarão presentes, além das apresentações de grupos de rap da cidade.

Dentro da programação, também haverá palestras de dança, grafite e do quinto elemento, que é o conhecimento, pelo rapper GOG, com início marcado para as 14 horas.

Para Telma Olivieri, diretora do Departamento de Artes e Cultura, as atividades desenvolvidas pela Prefeitura em parceria com os integrantes do movimento Hip-Hop têm contribuído para a integração dos jovens e a divulgação da produção cultural local.

“São Carlos possui excelentes grupos de rap, gafiteiros e dançarinos de break que buscam oportunidades para mostrar sua arte. As atividades desenvolvidas na Sala de Hip-Hop no Centro de Cultura Afro-Brasileira buscam contribuir com as ações do movimento”, acrescenta.

A realização do 1.º Sanca Hip-Hop vem sendo discutida há três meses, em reuniões semanais, no Centro de Cultura Afro. A integração do movimento e a participação de integrantes ASPB, da Rádio UFSCar e coordenadores do 1.º Contato, que teve início na quinta-feira, com shows, cursos e palestras e eventos na Estação Cultura, contribuem também para aproximar as entidades e fortalecer o evento.

A programação traz apresentações dos cinco elementos da cultura Hip-Hop, Batalha de Break (B.Boy e B.Girls), elaboração de grafite, apresentação dos grupos são-carlenses Resgate Social, Poetas Anônimos, Ato Criminoso, Ideologia Cristã e Zero 16. O show de encerramento está previsto para as 20h com o show do rapper GOG., de Brasília. A realização é da Prefeitura Municipal de São Carlos e do Movimento Hip-Hop de São Carlos, com o a apoio cultural do 1.º Contato, Rádio UFSCar e Associação dos Skatistas, Patins e Bikers de São Carlos (ASPB).

Show do GOG – Genival Oliveira Gonçalves, conhecido nacionalmente pelas siglas GOG, é considerado um dos grandes pilares da cultura Hip Hop nacional. Desde 1982 sua originalidade, militância e força lhe resultaram numa das maiores histórias de sucesso do rap no Brasil, hoje, ele colhe os bons frutos do seu trabalho em seus oito discos e o projeto Só Balanço, núcleo que comporta um selo, um estúdio e duas lojas no Distrito Federal.

Pela seriedade e compromisso com o movimento Hip Hop, GOG tem hoje uma legião de fãs e seguidores espalhados por todo o mundo. E também grande reconhecimento por parte de artistas de renome como Lobão, Tom Zé, Lenine, Maria Rita, Marcelo Yuka, Seu Jorge, Chico César, Gerson King Combo, Toni Tornado, Paulo Diniz, entre outros, o que o faz ter muito orgulho. “É muito bom ouvir e saber que a ‘Voz da Resistência’ continua forte e lúcida em pleno século 21 e melhor: ‘Resistência com Coletividade’”.

PROGRAMAÇÃO:
Ginásio de Esportes: José Eduardo Gregoracci (Santa Felícia)
9h – Inscrição para Batalha de Break
9h – Workshop de Break com B.Boy 3D
14h – Início das competições
18h - Encerramento
Pista de Skate
10h – Workshop com Emol (grafite) de São Paulo
11h – Início dos grafites
14h – Palestra com GOG (1h30)
16h00 – 1.º Grupo – Poetas Anônimos
16h50 – 2.º Grupo – Resgate Social
17h40 – 3.º Grupo – Ato Criminoso
18h30 – 4.º Grupo- Ideologia Cristã
19h20 – 5.º Grupo – Zero 16
20h10 – Show do GOG
22h - encerramento

Serviço
1.º Sanca Hip-Hop
Vida – Arte – Cultura
Data: Dia 25 de novembro de 2007
Programação: Apresentação dos 5 elementos da cultura Hip-Hop, Batalha de Break (B.Boy e B.Girls), Elaboração de grafite, apresentação dos grupos são-carlenses Resgate Social, Poetas Anônimos, Ato Criminoso, Ideologia Cristã e Zero 16. Encerramento às 20h com o show do rapper G.O.G., de Brasília
Local: Complexo Esportivo do Santa Felícia
Horário: das 10h às 22h
Realização: Prefeitura Municipal de São Carlos e Movimento Hip-Hop de São Carlos
Apoio cultural: Contato, Rádio UFSCar e Associação dos Skatistas, Patins e Bikers de São Carlos (ASPB)

(23/11/07)