» SAAE DESENVOLVE PROJETO PARA AGILIZAR TRANSMISSÃO DE DADOS PDF Imprimir E-mail


A Divisão de Informática do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) desenvolveu um projeto utilizando o sistema de rede de comunicação wireless (sem fio), com a finalidade de melhorar o fluxo de dados e a troca de informações entre as unidades da autarquia. Foi instalado um link, que não necessita da conexão de fios ou cabos, interligando a sede principal (avenida Getúlio Vargas), ao Serviço de Atendimento e Informação (SAI) da Vila Prado e à Estação de Tratamento de Água (ETA) da avenida Carlos Botelho.

“O fator mais importante desse novo sistema foi o engajamento de nossos servidores Cassiano e Gilmar, que comprovaram o enorme valor de capital humano que este patrimônio público tem dentro de seu quadro funcional”, elogia o diretor-geral do SAAE, Eduardo Cotrim. Anteriormente, o sistema de comunicação entre essas unidades era transmitido via cabos de cobre, as chamadas Linhas Privativas de Dados (LPDs). Além de apresentar um custo oneroso devido a sua infra-estrutura pesada e a cobrança de aluguel, o modelo antigo era muito lento, truncando por muitas vezes a troca de informações cruciais para a eficiência de um atendimento, a geração de um relatório técnico ou tabulações de pesquisas quantitativas.

“Umas das principais vantagens deste novo processo é que os equipamentos são de patrimônio da autarquia, eliminando o gasto de manutenção realizado por terceiros, já que as linhas anteriores pertenciam a uma empresa de telefonia”, explica o diretor do SAAE. Os servidores da autarquia implantaram equipamentos de última geração tecnológica com alto padrão de qualidade, garantindo confiabilidade, otimização, rapidez e segurança no tráfego de dados durante a transmissão.

Toda configuração do sistema já está apta para receber outros sistemas de conexões, que podem ser interconectados com outras unidades do SAAE, tais como postos de abastecimentos, serviços de atendimentos, unidades de captação, estações de tratamento de água ou esgoto e outros setores, que estão espalhados por todas as regiões do município. “Este novo processo aumentou em 100 vezes a velocidade de nossos fluxos de dados, proporcionando uma significativa economia aos cofres públicos”, enfatiza Cotrim.

(28/11/07)