» CURSO CAPACITA FUNCIONÁRIOS DE ABRIGOS DE IDOSOS PDF Imprimir E-mail



A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, está promovendo um curso de capacitação destinado a funcionários de instituições de longa permanência para idosos (ILPIs). O curso, que teve início na segunda, dia 26, tem como tema “O cuidar e o envelhecer” e terá carga horária de 20 horas. Participam do curso 77 pessoas que trabalham nos abrigos de idosos Cantinho de Luz, Dona Helena Dornfeld e no Cantinho Fraterno D. Maria Jacinta.

Segundo a coordenadora dos Programas de Proteção Social Especial, Solange Donatoni Raniro, a Secretaria de Cidadania está preocupada em qualificar os serviços oferecidos, executados tanto diretamente como através de entidades conveniadas. “Nesse momento o curso que está sendo oferecido objetiva o maior entendimento sobre o processo de envelhecimento e sobre a organização dos espaços de trabalho, sempre visando mais conforto e qualidade de vida para o idoso”, ressalta.

Ministrado pela terapeuta ocupacional Vânia Aparecida Gurian Varotto e pela docente da UFSCar, Marisa Silvana Zazzettead Mendiondo, o curso visa capacitar os trabalhadores sobre os conceitos básicos de cuidado, focando aspectos físico, psíquico-cognitivo e social do idoso, para a melhoria do desempenho de atividades rotineiras no ambiente de trabalho. Na parte prática buscará auxiliar o funcionário a utilizar estratégias de cuidados básicos de saúde física, mental e social para melhoria do dia-a-dia de trabalho, por meio de recursos disponíveis e do potencial das pessoas envolvidas.

“Esse curso foi programado no intuito de melhorar o atendimento, o dia-a-dia desse trabalhador no local de trabalho e conseqüentemente melhorar o atendimento ao morador. Na medida em que os trabalhadores são capacitados, têm mais qualificação. E nossa ênfase também é quanto ele é trabalhador para cuidar de si mesmo para poder cuidar do outro”, explica Vânia.

Para a presidente do abrigo de idosos Cantinho de Luz, Maria de Fátima Fontes, esse curso é muito importante porque as instituições de longa permanência têm dificuldades em encontrar pessoas capacitadas e que tenham alguma habilidade para conversar com o idoso. Com esse curso, as pessoas poderão se atualizar e assim melhorar o dia-a-dia dos idosos.

“Nós aprendermos cada vez mais, e pra dar uma assistência melhor ao idoso porque sempre estão acontecendo coisas novas, e a gente tem que estar sempre se atualizando”, finaliza a auxiliar de enfermagem que trabalha há cinco anos com idosos Vanilde da Silva.

(28/11/07)