» EDUCAÇÃO E CULTURA PDF Imprimir E-mail

São Carlos realiza nesta sexta e sábado, na Escola Estadual Álvaro Guião, a IV Conferência Municipal de Educação e a II Conferência Municipal de Cultura, ambas organizadas pela Prefeitura. A IV Conferência de Educação definirá as metas e prioridades do Plano Municipal de Educação (PME), e a II Conferência de Cultura vai discutir o acesso, o fomento e a formação para a consolidação da atividade cultural no município. As duas conferências são abertas à comunidade.


Pré-Conferências de Educação e de Cultura.

SÃO CARLOS REALIZA CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS NESTE FIM DE SEMANA

São Carlos, que integra a Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), realiza nesta sexta e sábado, 30 de novembro e 1º de dezembro, simultaneamente, na E. E. Álvaro Guião, com a organização da Prefeitura, a IV Conferência Municipal de Educação e a II Conferência Municipal de Cultura.

A abertura oficial do evento, que vai contar com a participação de diversas autoridades, acontece na noite de sexta, dia 30, às 19h, quando haverá a apresentação da Orquestra Experimental da UFSCar e do Coral Música em Movimento, dos professores da rede municipal e, em seguida, a palestra “Gestão Pública da Educação e Cultura”, com o prof. e filósofo Heitor Gaudêncio Júnior, secretário municipal de Educação e Cultura de Piracicaba.

A IV Conferência de Educação definirá as metas e prioridades do Plano Municipal de Educação (PME), e a II Conferência de Cultura vai discutir o acesso, o fomento e a formação para a consolidação da atividade cultural no município. No sábado, dia 1º, a partir das 8h30, acontece a recepção e inscrição para as duas Conferências; às 9h os participantes assistem uma apresentação cultural com o Coral Bem-Te-Vi, da Prefeitura, e em seguida cada um vai para a Conferência na qual se inscreveu.

Conferência de Educação: 10h – Apresentação e discussão dos dados sobre a situação da educação no município de São Carlos, com o Prof. Dr. Jorge Oishi, do Departamento de Estatística da UFSCar e a secretária municipal de Educação e Cultura de São Carlos, Géria Montanari. À tarde, serão formados grupos de trabalho para a discussão de metas para a educação em São Carlos; 16h30 acontece o Café com Arte e às 17h a Plenária de Encerramento.

Conferência de Cultura: 10h – Palestra e debate com André Galvão de França, coordenador da Incubadora de Projetos Culturais da Secretaria de Cultura de Londrina/PR e do Conselho Municipal de Cultura com o tema “Organização do Processo Cultura – Gestão Pública Compartilhada”. No período da tarde estarão reunidos os seguintes grupos de trabalho: 1 – meios de comunicação e cultura: dinamismo para divulgação integrada; 2 – reivindicação popular para a cultura: estrutura e organização para o fomento; 3 – arte-educação no ensino formal e informal. Às 16h30, participação do Café com Arte junto com a Conferência da Educação e logo em seguida a Plenária de Encerramento.

Pré-conferências
Antecedendo essas conferências, a Prefeitura realizou as Pré-Conferências – duas da Educação, com Iara Bernardi, delegada regional do Ministério da Educação (MEC) em São Paulo, que falou sobre financiamento da educação, e a outra com Oswaldo Baptista Duarte Filho, reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), cujo tema foi “O compromisso e o papel da UFSCar em relação à educação no país”; e uma da Cultura, que contou com a presença de Joelma Costa, presidente da Associação de Artistas e Famílias Circenses de Araraquara (Asfaci), e Fábio Brazil, criador do Caleidos Arte e Ensino.

“Essa conferência tem o propósito de definir objetivos e metas da educação no município de São Carlos, mas não só da educação municipal. O evento vai tirar a proposta de um Plano Municipal de Educação para que a Prefeitura envie ao Legislativo”, informou Géria, ressaltando que a proposta prevê um plano de educação para os próximos 10 anos no município. Segundo Géria, tanto a Conferência de Educação como a de Cultura estão abertas à comunidade e não só àquelas pessoas que atuam nas respectivas áreas.

(29/11/07)