» JCC EXPÕE TRABALHOS DE ALUNOS NO SHOPPING IGUATEMI PDF Imprimir E-mail



Nesta segunda, dia 3, no Shopping Iguatemi São Carlos, será aberta uma exposição de 31 desenhos confeccionados pelos alunos do programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC), com o tema Sesquicentenário de São Carlos. O programa é realizado pela Polícia Militar, com apoio do Poder Judiciário (Vara da Infância e Juventude de São Carlos) e da Prefeitura, e tem como objetivo a criação de um ambiente escolar mais saudável, livre das drogas e da violência, por meio de ações e mudanças comportamentais que são desencadeadas por alunos da própria escola.

A supervisão do programa fica a cargo dos professores e a orientação é dada sempre por um policial militar. O JCC chegou ao Brasil em 1999 com a visita do tenente Gerald Rudoff (Miami Dade Police Department), que apresentou o programa em um seminário sobre polícia comunitária como alternativa para conter os graves problemas relacionados às drogas e violência nas escolas. O Brasil foi o primeiro país da América Latina a implantá-lo e já ganhou prêmios de reconhecimento em seminários internacionais. Em São Carlos, o JCC começou a ser desenvolvido há sete anos e hoje atende cerca de 9 escolas.

“O Programa JCC auxilia a direção da escola e os professores a melhorar as condições da disciplina escolar, propondo idéias, fazendo visitas que despertem entre os alunos a necessidade de mudança de alguns comportamentos inadequados”, ressalta o Sargento PM Aguiar, um dos coordenadores do programa em São Carlos. No último mês de outubro foi realizada a cerimônia de formatura de cerca de 400 jovens que participam do programa em São Carlos. Na ocasião, o prefeito Newton Lima repassou um “colete” alusivo ao programa para cada um dos alunos.

(30/11/07)