» EMEB FINALIZA PROJETO COM LANÇAMENTO DE LIVRO PDF Imprimir E-mail



A escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Maria Ermantina Carvalho Tarpani”, do Jardim Botafogo, realizou na noite de segunda, dia 3, o lançamento de um livro escrito por um grupo de 18 alunos que participaram da Oficina de Textos “Reescrevendo o Futuro”.

O evento contou com a presença do diretor do Departamento de Ensino Fundamental da Prefeitura, professor Ramez Atique, que representou a secretária municipal de Educação e Cultura, Géria Montanari, da diretora da escola, Maria de Fátima Lopes da Silveira, da supervisora escolar do município, Hilda Maria Monteiro, das professoras que desenvolveram a oficina, Adriana Helena Bueno, Eloisa Vergara de Carvalho e Maria Regina S. Portugal, e de pais dos alunos.

Iniciado em maio deste ano, com aulas às terças-feiras das 17h30 às 19h30, o projeto nasceu da constatação de que os alunos não sabiam escrever textos, mesmo estando alfabetizadas. Eles apresentavam muitas dificuldades em criar, escrever, interpretar e ler os diversos gêneros textuais. Com base nos livros “Formando Crianças Leitoras” e “Formando Crianças Escritoras”, de Jossette Jolibert, foi criada a oficina de textos em que as crianças pudessem ler os diferentes gêneros textuais, estudar a sua estrutura e função social.

Por serem de fácil acesso e possibilitarem inúmeras metodologias, foram escolhidos os gêneros: bilhetes, cartas, receitas, poesias e fábulas. Foi feito um amigo secreto onde cada criança mandou um bilhete para o seu amigo, por cartas foram sorteados os pares e ensinadas a estrutura, a função social e a forma de preencher um envelope com a colocação do CEP.

Com o gênero Receitas, as crianças estudaram receitas da festa junina e outras “receitas malucas”, tanto que no final todos saborearam um delicioso brigadeiro. O gênero Poesia teve início com um poema acróstico, após aconteceu a leitura de poesias de Cecília Meireles, Pedro Bandeira e José Paulo Paes, quando foi proposto que cada aluno fizesse uma poesia com os temas “Escola” e “Ser Criança”.

O último gênero foi Fábula, quando houve um teatro para que os alunos percebessem a fala do narrador e das personagens. Em seguida foi proposto que os alunos reescrevessem a fábula. Para que eles entendessem melhor a pontuação existente em um texto narrativo as crianças estudaram também as piadas.

Com tudo isso surgiu a idéia de lançar um livro com possibilidade de ser um material didático para a utilização em outras escolas. A Oficina teve um outro diferencial, já que foram utilizados os computadores da escola para que as crianças revisassem os textos e montassem os livros. No final do evento os livros foram todos autografados pelos 18 alunos e em seguida eles entregaram um exemplar para os pais, que se mostravam orgulhosos.

Ramez Atique parabenizou a iniciativa da diretoria da escola e das professoras que desenvolveram o projeto como voluntárias. “Vocês alunos também estão de parabéns. O trabalho ficou muito bonito e serve de incentivo, pois grandes escritores começaram assim”, acrescentou. Para o casal Antonio Follo e Aliete de Brito, pais de um dos alunos, a EMEB “Maria Ermantina Carvalho Tarpani” desenvolve um excelente trabalho. “O que nós vemos nesta escola é que os professores têm iniciativa, por isso temos profunda admiração por eles”, ressaltou Antonio Follo.

(05/12/07)