» CONFERÊNCIA DEBATE PROTEÇÃO AMBIENTAL E ENERGIA NUCLEAR PDF Imprimir E-mail

Contando com o apoio da Prefeitura, o Instituto de Física da USP promove, nos dias 12 e 13 de dezembro, a Conferência Proteção Ambiental e o Uso Seguro da Energia Nuclear. A abertura do evento acontece às 14h da próxima quinta. Dentre os temas a serem debatidos estão São Carlos e o desenvolvimento tecnológico nacional, as contribuições da USP para o desenvolvimento nacional e temas voltados à energia nuclear e a proteção ambiental, que são o principal motivo da conferência.

Coordenado pelo professor doutor José Eduardo Martinho Hornos, um grupo de São Carlos estuda energia nuclear há 18 meses. Segundo ele, o objetivo da conferência é analisar as alternativas de proteção ambiental para o armazenamento dos rejeitos nucleares, que são armazenados pelo complexo nuclear brasileiro em Angra 1, e 3. “São Carlos é a Capital da Tecnologia, tem um parque tecnológico de respeito, forma importantes pesquisadores que se destacam no cenário nacional e, acima de tudo, preocupa-se com a preservação do meio ambiente. Então nada mais pertinente que abraçarmos essa discussão em uma conferência”, enfatiza Hornos.

Na opinião do professor, “a energia nuclear é a forma mais limpa de energia que se conhece hoje, mas o problema é quanto ao manejo dos rejeitos nucleares, então vamos analisar formas viáveis de armazená-los sem danificar o meio ambiente”, observa.

Confira a programação da conferência:
12/12
14h – São Carlos e o Desenvolvimento Tecnológico Nacional
14h15 – As contribuições da USP para o desenvolvimento nacional
14h30 – Energia nuclear e desenvolvimento nacional
15h30 – Energia Nuclear: proteção ambiental e controle
16h15 – A universidade e o desenvolvimento nuclear no Brasil
16h45 – Debates

13/12
8h – Repositórios Geológicos
8h30 – Modelagem de aqüíferos
9h – Geologia e repositórios
10h – Energia nuclear limpa e segura
10h30 – Estudos para a implantação do depósito inicial e do depósito intermediário de longa duração para combustível irradiado
11h – Estudos para a implantação do repositório nacional de rejeitos de média e baixa atividades.

(07/12/07)