» HISTÓRIA DOS BAIRROS: LIVRO DO PROJETO SERÁ LANÇADO NA QUARTA PDF Imprimir E-mail

O livro “São Carlos contada em histórias”, resultado de oficinas de redação e ilustração realizadas em 2004 pelo projeto História dos Bairros, será lançado pela Prefeitura e pela editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) às 20h desta quarta, dia 12, na Estação Cultura (Praça Antônio Prado s/nº, edifício da antiga Estação Ferroviária).

O lançamento será feito durante a abertura da exposição “São Carlos de Todos os Povos: 150 Anos”, que exibe, em 50 painéis com fotos atuais e imagens históricas, os hábitos, os costumes, as festas, a culinária, os tipos físicos, a arte e o modo de vida dos muitos povos e etnias que compõem a riqueza cultural de São Carlos.

O livro reúne um extrato das histórias e lembranças escritas e desenhadas durante as oficinas de redação e ilustração promovidas pelo Projeto História dos Bairros de 2004, informa Ana Lúcia Cerávolo, diretora presidente da Fundação Pró-Memória de São Carlos, instituição vinculada à Prefeitura.

Projeto
O projeto História dos Bairros é uma iniciativa da Prefeitura que envolve a parceria da Fundação Pró-Memória com as secretarias municipais de Cidadania e Assistência Social, de Educação e Cultura, Departamento de Artes e Cultura e Fundação Educacional São Carlos (FESC). Em 2004, quando a comunidade foi estimulada a participar elaborando textos e desenhando, a curadoria do projeto ficou a cargo da pedagoga Margareth Brandini Park, do Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas, que respondeu também pela coordenação dos registros literários. A área de ilustração foi coordenada pelo ilustrador e escritor Odilon Moraes.

As oficinas foram realizadas no segundo semestre de 2004, envolvendo cerca de uma centena de participantes, incluindo seus orientadores e agentes comunitários, que trabalharam durante três meses em grupos formados nos centros comunitários dos bairros do Botafogo, Cidade Aracy, Maria Stella Fagá, Pacaembu, Santa Felícia, Vila Irene, distrito de Santa Eudóxia, além da Estação Cultura e a FESC. Em dezembro de 2004, um conjunto de doze painéis, cada um deles com 70 cm de largura e 1,5 m de altura, formou uma exposição, promovida na Estação Cultura, revelando ao público alguns resultados das oficinas.

Coleção Nossa História
Durante a abertura da exposição fotográfica, a EdUFSCar exporá e colocará à venda os 14 novos títulos da coleção Nossa História, que tem como objetivo contribuir para a difusão e o incremento dos estudos sobre São Carlos e região, cujo lançamento será feito nesta terça, dia 11, às 20h, na sede Avenida do São Carlos Clube (Avenida São Carlos, 1.919).

Os novos títulos, lançados em comemoração ao sesquicentenário são-carlense, são: Almanach de 1894, Almanáque de S. Carlos: 1905, Almanach de S. Carlos para 1915, Almanach-Album de São Carlos: 1916-1917, Almanack de S. Carlos: 1927, Almanack Annuario de S. Carlos: 1928, Postais do Tempo, Caminhos do Tempo, Imprensa São-carlense: 1876-1995, Estudo crítico sobre o clima da região de São Carlos, Café e indústria — São Carlos 1850-1950 – 3.ª ed, História da Saúde em São Carlos, O Jardim Público de São Carlos do Pinhal e São Carlos na esteira do tempo.

(10/12/07)