» CEMEI CASA AMARELA FAZ FESTA PARA ENCERRAR PROJETO PDF Imprimir E-mail





O Centro Municipal de Educação Infantil “Casa Amarela”, localizado no bairro Cidade Aracy, realizou na última semana a festa de despedida da boneca Kalícia, personagem do projeto “Uma visita muito especial: histórias de uma princesa angolana”. A festa contou com a participação de pais, alunos e da comunidade, que puderam acompanhar muitas atrações como capoeira, danças, músicas e comidas típicas.

Desenvolvido pela professora Vivian Priscila dos Santos, o projeto tem o intuito de amenizar atitudes preconceituosas e discriminatórias. A professora teve a preocupação de propiciar às crianças momentos privilegiados de reflexões e discussões referentes à diversidade, através de atividades lúdicas, visando conscientizar os alunos sobre a importância e riqueza que permeiam a nossa cultura e identidade, mediante o conhecimento da cultura africana, além de contribuir para a construção da auto-estima positiva de todas as crianças, necessária para a melhoria das relações sociais.

Desenvolvido semanalmente, o projeto foi aplicado com crianças da faixa etária de três e quatros anos da escola, que recebeu a visita de uma boneca negra de nome Kalícia, com o objetivo de apresentar às crianças aspectos da cultura africana, através da arte, literatura, danças, músicas, culinária, tradições, brinquedos e brincadeiras.

Entre as atividades desenvolvidas no projeto estão histórias e contos africanos; representação das histórias contadas pela boneca através de desenhos, recorte e colagens; modelagens e pinturas; apresentação e localização do continente africano e especificamente o país de Angola (local de origem da boneca); exposição de fotos e imagens de paisagens, locais de lazer, arquitetura, moradias, recursos naturais, escolas, igrejas, comércio – do país de Angola.

A boneca também apresentou fotos de sua família; músicas e danças africanas; brincadeiras e confecção de brinquedos africanos; preparo de pratos típicos; oficina com os pais abordando a temática; desenhos e filmes televisivos inspirados em contos africanos; comemoração do Dia das Crianças a partir do calendário angolano – a escola mobilizou-se para o preparo de uma festa inspirada na literatura – e fez uma visita ao Centro de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”.

Através deste trabalho foi possível verificar mudanças de atitudes por parte das crianças, maior respeito às diferenças das pessoas, elevação da auto-estima de crianças negras, interação harmônica, envolvendo valores como cooperação, solidariedade, respeito e diálogo, além de uma parceria no relacionamento escola e comunidade.

(11/12/07)